Governo lança duas brigadas de prevenção e combate a incêndios em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Queimadas no Pantanal

O Governo do Estado lança nesta quinta-feira, 29 de abril, em Corumbá, duas brigadas de prevenção e combate a incêndios no Pantanal. O anúncio foi feito ontem, terça-feira, durante uma reunião em Campo Grande, que contou com as participações de representantes da Administração Estadual e da região pantaneira.

O lançamento das brigadas acontece às 10 horas de quinta, no quartel do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (3º CBM), com sede em Corumbá, com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, coronel Hugo Djan Leite, que também participou da reunião de ontem.

O coronel explicou que estas duas brigadas ficarão destacadas em pontos estratégicos do Pantanal Sul, e serão responsáveis pelos treinamentos dos trabalhadores das fazendas existentes na região, visando a prevenção e os primeiros combates a incêndios florestais.

O comandante lembrou que, hoje, 150 militares de Campo Grande estão aptos a atuar em ações de prevenção, além de outros 80 de Corumbá. Mas, se necessário, o Estado terá 800 militares em condições de atuar, visando combater os incêndios florestais, para evitar o desastre ambiental ocorrido em 2020.

“No ano passado fomos pegos de surpresa, mas agora a resposta será diferente”, assegurou. Isso se deve ao trabalho que já está em andamento no Estado e que, no futuro, deverá ocorrer em sintonia com o Mato Grosso.

REUNIÃO

A reunião de ontem foi comandada pelo secretário Jaime Elias Verruck, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. Além do coronel Hugo Djan Leite, participaram também o diretor-presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo; o vereador corumbaense Chicão Vianna; secretário Cássio Augusto da Costa Marques, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid; o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite, entre outras autoridades.

A reunião foi agendada em conjunto pelo vereador Chicão Vianna, pela Prefeitura de Corumbá e pelo Sindicato Rural. O encontro foi considerado produtivo e serviu para as autoridades corumbaenses apresentarem as principais demandas, inclusive informando as regiões críticas, visando desenvolvimento de ações concretas, como forma de evitar um novo desastre ambiental, como o registrado em 2020.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara

GALERIA DE IMAGENS DESTA NOTÍCIA



Thumb_brigada_03
Thumb_brigada_01
Thumb_brigada_02
Mais Artigos