Prefeitura inicia estudos para adesão ao Regime de Previdência Complementar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O secretário municipal de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, participou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, da reunião de gestores dos RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) promovida pela Associação dos Institutos Municipais e Estadual da Previdência do Estado de Mato Grosso do Sul (ADIMP/MS).

O encontro buscou estudar alternativas e ouvir os Municípios do Estado sobre os desafios enfrentados para a implantação do Regime de Previdência Complementar (RPC), o qual passa a ser obrigatório aos RPPS de todo o país a partir de 13 de novembro, por determinação da reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103).

A Prefeitura de Corumbá fará parte de um grupo de trabalho que vai atuar em parceria com a Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) na busca de estudar um plano de trabalho visando implantação do RPC nos regimes próprios de MS.

Previdência Complementar

A Nova Previdência trouxe em seu bojo a obrigatoriedade de instituição do Regime de Previdência Complementar – RPC para os Entes Federativos que possuam o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS e, assim, limitarem os valores dos benefícios de aposentadoria e pensão concedidos pelo RPPS ao limite máximo estabelecido paras os benefícios do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.

De acordo com o disposto na Constituição Federal, os planos de benefícios previdenciários a serem oferecido pelos Entes Federativos aos seus servidores e administrados pelas EFPC deverão ser estruturados na modalidade de contribuição definida, na qual o valor do benefício que o participante receberá em sua aposentadoria será com base no saldo de conta acumulado, advindo de suas contribuições, da patrocinadora e da rentabilidade dos recursos investidos durante todo o período de acumulação e recebimento.

Mais Artigos

CEREST ORIENTA SOBRE TRABALHO EM CEMITÉRIOS

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador visitou os cemitérios municipais, nos dias 15 e 16 de junho, com como objetivo orientar sobre as Normas Regulamentadoras, para