Família tem 19 infectados,santa casa suspende visitas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mulher conta que a família fez um cronograma para entender a grande quantidade de casos na família e ainda fez um alerta em MS: “As pessoas devem sair de casa somente para o essencial”.

Uma família, com parte que mora em Mato Grosso do Sul e outra no estado de Minas Gerais, contabilizou 19 pessoas infectadas por Covid-19, desde o mês de outubro. Já recuperada, uma delas, que é assistente de educação, de 44 anos, diz que as vítimas vão de 14 a 70 anos. Ela ainda ressalta que “visitas inocentes poderiam ter custado caro” e seria este um dos motivos para explicar tantos casos.

Segundo a mulher, tudo começou com a internação do pai, que tinha 87 anos. “Meu pai tratava um câncer de esôfago desde 2017 e eu e minha irmã estávamos mantendo ele com cuidados paliativos. Ele fazia tratamento no Hospital Rosa Pedrossian, toda aquela parte de radio e quimioterapia. Só que no dia 30 de setembro ele tropeçou na porta do quarto e foi internado. Ele já tinha caído outras vezes, só que, desta vez, quebrou o fêmur”, contou.

Na ocasião, ela conta que chamou uma ambulância particular e ele foi internado na Santa Casa. “Ele passou uma semana lá, teve alta, só que veio para casa vomitando. Ficou mal novamente e o levamos para o Rosa Pedrossian. Lá, por conta da Covid, não liberaram a visita e ele ficou seis dias sozinho. Ele já estava muito fraco e eu me lembro de ligar para a minha madrinha chorando, contando que ele estava relutando com a doença”, disse.

Em seguida, a madrinha dela, uma idosa de 70 anos e que mora em Uberlândia (MG), pegou um ônibus e veio para visitá-lo. “Ela viajou 14 horas dentro do ônibus e lá mesmo, durante o trajeto, nós conseguimos contato e avisamos que ele tinha falecido. Só que ela já chegou aqui falando que a cabeça estava balançando, falou de outros sintomas também e nós pensamos que fosse por conta da viagem”, contou.

Ainda conforme a mulher, a família conseguiu descobrir 19 casos na família, com 2 pessoas ainda hospitalizadas. “Meu cunhado teve alta médica agora nesta manhã (25) e tivemos inclusive casos de reinfecção, porque uma tia teve em agosto e depois fez o teste novamente. Ela tem trombose também e ficou internada por conta da medicação. O meu cunhado ficou pior, teve dores de estômago também, muita febre. Acho que por aqui só o meu inquilino e a minha filha escaparam”, contou.

Após tantos casos, ela fala que a família teve uma grande lição. “São todas visitas inocentes, da minha tia no caso que queria nos dar conforto. No velório e enterro fizemos tudo certinho sabe. Então eu digo que esses cuidados são muito importantes. Eu estava achando injusto não deixarem eu ficar com meu pai no hospital, mas, hoje entendo que todos esses cuidados são necessários. É chocante, poderia ter custado vidas tudo isso. Mas, graças a Deus, estão todos vivos. As pessoas devem sair de casa só para o essencial mesmo”, finalizou.

Santa Casa de Campo Grande, MS — Foto: Reprodução/ TV Morena

Santa Casa suspende visitas

Nesta quarta-feira (25), com o aumento de casos do novo coronavírus, a Santa Casa, que faz atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades, ressaltou que algumas medidas já serão adotadas a partir desta semana, seguindo decisão do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19.


Mais Artigos