De acordo com a Embrapa, é a maior temperatura registrada na capital de Mato Grosso do Sul desde que a estação meteorológica foi instalada, em 1973. Calor passando dos 40 °C deve seguir até o fim desta semana.
O calor em Campo Grande bateu mais um recorde histórico nesta segunda-feira (5). Após (30) atigir a temperatura de 40,8 0C na ultima quarta feira a maior marca no mês de setembro em 37 anos, a capital de Mato Grosso do Sul bateu os 41 °C por volta das 14h neste início de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esta é a maior temperatura registrada na capital de Mato Grosso do Sul em 47 anos de observação na Estação Meteorológica do INMET. Segundo o meteorologista Natálio Abraão, o forte calor é resultado de uma combinação de fatores , as queimadas no Pantanal, o fenômeno La Niña e uma massa de ar que está instalada no centro do país.
“Essa massa está instalada há vários dias, parece um bolo e vai crescendo e aumentando a medida que a temperatura aumenta, enquanto não vir uma massa de dar frio, ela não vai embora e a tendência para os próximos dias é piorar”, explicou.
Em outros municípios do estado, a temperatura foi ainda maior. A recordista é Água Clara, onde os termômetros marcaram 44,6 °C na tarde desta segunda, maior temperatura desde a abertura da estação meteorológica no município e uma das mais altas temperaturas já registradas no Brasil.