Rio Aquidauana recebe mutirão de limpeza

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No próximo sábado (23), o rio Aquidauana será alvo de um mutirão de limpeza, com intuito de chamar atenção para a conservação, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. O mutirão está marcado para começar às 5h.

A ação que recebe o nome ‘Despoluição do rio Aquidauana’ e é organizada pelo 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA), que dará todo suporte e segurança ao evento – em parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), e outras instituições públicas de Aquidauana.

O grupo que fará a ação atuará por 19 km no leito do rio, compreendendo o trecho entre a foz do rio Taquarussu até o empreendimento Pesqueiro Toca da Onça. A limpeza será realizada por terra às margens do rio Aquidauana e via fluvial, 40 embarcações serão utilizadas, onde todos os envolvidos estarão devidamente equipados (EPIs e Coletes Salva-Vidas).

Aquidauana é considerada o Portal do Pantanal, servindo como ponto de entrada e saída dessa região tão importante para Mato Grosso do Sul. Apesar de haver coleta seletiva, é comum ver resíduos sólidos espalhados, principalmente às margens do rio que dá nome à cidade. Segundo a PMA, infelizmente o acúmulo de lixo é registrado diariamente pelas equipes de fiscalização e, quase sempre os autores acabam impunes por falta de constatação da autoria.

O acúmulo de resíduos pode ocasionar a proliferação de vetores e com isso gerar problemas de saúde ocasionando algumas doenças tais como: a dengue, a zika, a chikungunya; a febre amarela, a raiva, a leptospirose, a febre bubônica, a criptococose e a Salmonelose.

Os danos à biodiversidade resultam também em danos para a economia, pois afetam negativamente atividades de pesca, turismo, transporte e locomoção. O lixo descartado de forma inadequada ameaça a biodiversidade, a economia e a saúde humana. Por isso os mutirões de limpeza são importantes para combater o problema.


Mais Artigos