Ginecologista suspeito de assédio sexual fica calado no depoimento e é indiciado; CRM o investigava desde 2013

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Investigação em MS aponta que crimes ocorriam tanto em hospitais como no consultório em que ele atendia. Polícia também apura denúncia recente contra ele.

A Polícia Civil indiciou por três crimes de assédio sexual e um de importunação o médico ginecologista, de 67 anos,investigação em inquérito na delegacia especializada de atendimento a mulher em Campo Grande.

No decorrer das buscas, a policia civil fez investigações a pacientes e colegas médicos do profissional Elas deram detalhes de como ocorriam os assédios. Já o médico ficou calado durante o interrogatório e somente disse que falaria em juízo.Das vitimas,apenas uma tinha medida protetiva contra ele,ainda conforme a polícia.

“Tivemos a primeira denúncia contra ele em dezembro de 2019, seguida de outra em janeiro de 2020. No dia 8 de agosto, tivemos uma nova paciente, junto de uma colega médica dele. Nós também tivemos acesso a documentação dos hospitais e do CRM-MS [Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul], que desde 2013 recebeu informações sobre comportamentos e atitudes dele dentro da área hospitalar e médica afirmou a delegada Maíra Pacheco, responsável pelo inquérito.

Conforme a delegada, a investigação aponta que houve “indícios de autoria” do médico, tanto em hospitais como no consultório particular em que ele atendia. “Ele atuava como supervisor com médicos residentes e então escolheu algumas delas para o assédio, dando as mãos enquanto ia até a paciente e, em alguns casos, a direcionando para a região da virilha. Também temos relatos de técnicas de enfermagem contra esse médico”, disse.

Nestes casos, a polícia ressalta que a denúncia é de extrema importância, já que este é um crime que não deixa vestígios. “Nós orientamos as pessoas que queiram falar contra esse médico ou qualquer outro profissional, caso percebem alguma situação estranha durante a consulta médica. Muitas vezes a vítima fica constrangida e assustada, já que nem consegue entender se a atitude foi criminosa, principalmente por estar em um ambiente íntimo, então, estamos aqui 24 horas para conversar e adequar se houve crime ou não”, ressaltou.

Recentemente, a investigação da Deam tomou conhecimento de uma nova paciente que teria sofrido abuso. No entanto, esta pessoa não foi na delegacia registrar queixa. “O que soubemos é que ela estava em uma consulta e o médico teria feito o exame ginecológico de uma forma não comum. Ela então saiu de lá bem abalada e entrou no consultório ao lado, onde estava outra médica. O marido desta paciente inclusive a estava esperando lá fora. Nós precisamos do testemunha presencial, da palavra da vítima, principalmente, para reforçar o conjunto probatório e ele até ter uma condenação maior se for o caso”, finalizou.

A reportagem tentou contato tanto com o médico Salvador Arruda como os dois advogados de defesa, mas, sem sucesso. No momento, o profissional responde ao processo em liberdade, porém, se condenado, poderá pegar uma pena de até 5 anos de reclusão.

Em nota, o CRM-MS ressaltou que “aguarda juntada de documentos aos autos para avaliar as medidas a serem tomadas”.

Mais Artigos