Governo decreta emergência e calamidade em todo o Estado por queimadas e tempo seco

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Incêndios aumentaram não apenas no Pantanal e é a maior seca registrada no Estado em 58 anos

Governo de Mato Grosso do Sul vai decretar estado de calamidade em todo o Estado devido às queimadas e situação de calamidade por causa da seca extrema.

Anúncio foi feito neste domingo (13) e o decreto deve ser publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado.

No dia 24 de julho deste ano, o o governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência, devido aos incêndios florestais que atingem a região. A emergência reconhecida pelo governo federal no dia 6 de agosto.

Desta vez, o decreto abrangerá as 79 cidades do Mato Grosso do Sul, que tem sofrido com aumento de queimadas florestais e urbanas durante o período de calor, seca e estiagem.  

Dentro do decreto, também será declarada situação de calamidade em relação a uma seca. Conforme dados neste domingo, esta é a maior seca registrada no Estado em 58 anos., Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck. 

Os índices de umidade tem ficado abaixo de 15% e conforme a temperatura em torno de 40 ° C há cerca de um mês e as chuva só estão prevista apena na primavera, que começa no dia 22 de setembro, conforme meteorologistas.

Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, uma decretação de emergência é importante porque a Defesa Civil tem recursos, mas que não podem ser repassados ​​sem o decreto do estado e reconhecimento pelo governo federal.

Expectativa é que até quarta-feira (16) a situação seja reconhecida, com publicação no diário oficial da união .

Secretário afirmou que a determinação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e do presidente Jair Bolsonaro é de não medir esforços para o combate aos incêndios no Pantanal.

Com o decreto, será possível aluguel de aviões para ajudar a apagar como chamas, chamar militares de outros estados, garantindo a estadia dos mesmos pelo período de trabalho, entre outras medidas. 

Mais Artigos