Mec Avalia Implantação do Curso de Medicina

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Curso de medicina Pode se Tornar Realidade Em Corumbá

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas do Ministério da Educação (CAMEM/MEC), que avalia o processo de implantação da Faculdade de Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda (Unicesumar) em Corumbá, foi recebida pelo prefeito Marcelo Iunes na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro.

A Comissão tem a finalidade de monitorar e acompanhar a implantação e a oferta satisfatória dos cursos de graduação em medicina nas Instituições de Educação Superior (IES), juntamente com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Formada pelos médicos avaliadores Ipojucan Calixto Fraiz; João Carlos de Souza Cortês; Sheyla Ribeiro Rocha e Luiz Fernando Kehl, a CAMEM permanece até quarta-feira, dia 29, na cidade.

Os avaliadores explicaram ao prefeito que a CAMEM tem por objetivos participar dos processos de avaliação relacionados a cursos de graduação em medicina, com vistas a auxiliar os procedimentos regulatórios; realizar visitas de avaliação in loco na fase de execução dos projetos de implantação dos cursos, sendo ao menos duas visitas por semestre até a emissão do ato autorizativo dos novos cursos; realizar visitas periódicas de acompanhamento e monitoramento in loco nos novos cursos de medicina criados nas IFES, até a emissão do ato regulatório de reconhecimento dos cursos; realizar eventuais visitas de acompanhamento, avaliação e monitoramento in loco, conforme demanda da política de Educação Superior e de suas instâncias regulatórias.

O chefe do Executivo Municipal disse aos integrantes da Comissão que a implantação do curso de Medicina em Corumbá, por uma faculdade particular, neste primeiro momento, vai ajudar bastante o Município, porque o grande número de alunos vai “fomentar a economia local”, além de permitir que se construa “um polo de saúde favorável” no município.

Iunes antecipou à Comissão que além do curso de Medicina, a Prefeitura reconhece a necessidade e importância de implantação de cursos de residência médica na cidade. Em sua avaliação, esses cursos ajudam a fixar o profissional em Corumbá. Também acompanharam a reunião os secretários Rogério Leite (Saúde) e Cássio Augusto da Costa Marques (Governo).

A Unicesumar

Em dezembro do ano passado, o prefeito assinou a escritura passando para a Unicesumar o direito real de uso da área onde será instalada a Faculdade de Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda (Cesumar).

A área fica localizada na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, dentro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares, ao lado da sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Formalizada mediante a lavratura de escritura pública – com posterior registro na matrícula no imóvel –, a doação fica condicionada a manutenção do parque Zumbi dos Palmares pelo período de seis anos, sob responsabilidade do Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar), a contar da implantação definitiva do campus de medicina na cidade de Corumbá. Em caso de descumprimento, ou na hipótese de encerramento das atividades, a Instituição de Ensino Superior fica obrigada a indenizar o município de Corumbá no valor do imóvel devidamente atualizado.

A Unicesumar trabalha com previsão de realizar o primeiro vestibular para o curso de Medicina no primeiro semestre de 2020, com 55 vagas.

Mais Artigos

Exército Inaugura Placa em Homenagem à Marechal Rondon Como parte das comemorações dos 155 anos de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – celebrados em 05