Onda de calor do ano pode elevar temperaturas até 40ºC

Publicado em

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest

A terceira onda de calor de 2024 no Brasil começa nesta segunda-feira (11) e tem previsão de seguir até a próxima sexta (15), de acordo com a Climatempo. Cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão incluídas nesta rota de calor intenso, conforme os modelos meteorológicos.

A onda de calor ocorre quando se tem uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. As maiores temperaturas devem ser registradas no sudoeste e centro do Mato Grosso do Sul, no oeste de toda a região Sul e o oeste de São Paulo. As cidades destes estados estão em vermelho no mapa mais acima.

De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

O Distrito Federal e 12 estados estão incluídos em um outro alerta, o laranja, que significa que as temperaturas devem ficar acima da média, variando de 3ºC a 5ºC mais quentes do que o normal. Estas regiões estão descritas na cor laranja no mapa mais acima.

Massa de ar quente

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, em alguns locais com menos intensidade.

A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve ocorrer entre quarta (13) e quinta (14).

Os especialistas da Climatempo explicam que a aproximação de uma área de alta pressão favorece a manutenção do ar quente sobre as regiões que estão sob a nova onda de calor. Além do calorão, o ar deve permanecer seco ao longo desta semana.


Mais Artigos

Sebrae MS Promove o Concurso de Merendeiro

Profissionais que preparam refeições em escolas municipais de Mato Grosso do Sul estão participando do 1º Desafio Estadual das Merendeiras 2022. O concurso foi dividido em duas etapas.

Dois homens morrem em colisão entre carros

Dois homens morreram em acidente na manhã desta quinta-feira (04), na avenida Guaicurus, em Campo Grande. Eles estavam no carro azul escuro que foi parar no canteiro central