Consumidores de Corumbá e Ladário devem injetar mais de R$ 12 milhões na economia da região com a compra de presentes e celebrações da Páscoa, comemorada no domingo, 09 de abril. É o que aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) e o Sebrae MS.
De acordo com o levantamento, os consumidores das duas cidades devem investir exatos R$ 5.583.031,00 somente com a compra de presentes. A expectativa é superior aos R$ 5.471.958,00 estimados no ano passado. O valor médio, que estão dispostos a gastar, é de R$ 123,39. Em 2022, a Fecomércio MS indicava que a quantia média de gasto com presentes era de R$ 161,30.
O gasto com comemorações deve ser maior. O IPF-MS mostra que a movimentação financeira em Corumbá e Ladário deve chegar ao total de R$ 6.595.121,00. Os entrevistados declararam ter intenção de gasto médio de R$ 152,50. Valor maior que os R$ 112,27 apurados em 2022.
Pelo levantamento, os presenteados serão preferencialmente os filhos (40,45%); seguidos por afilhados ou sobrinhos (14,69%) e cônjuges (14,12%). Curiosamente, 12,03% dos entrevistados disseram que vão comprar presentes para si mesmo. A imensa maioria (59,48%) afirmou que vai comprar ovos de chocolate como presente.
A maior parte (34,94%) dos entrevistados pela pesquisa da Fecomércio MS disse que não pode faltar peixe para a comemoração pascal. O peixe favorito para consumo é o pacu (35,23%), seguido pelo pintado (28,32%).
Oportunidade para fluxo de caixa
“É uma data significativa, principalmente, para os supermercados e afins, bem como para quem trabalha com os produtos como ovos de chocolate e peixe, já que 56,53% dos entrevistados disseram que vão comprar ovos ou similares e 60,11% vão comemorar. O empresário tem de ficar atento, pois a pesquisa mostra que o cliente irá fazer pesquisa de preço (75,67%) e querem pagar à vista com desconto em dinheiro ou no débito (66,64%), representando uma ótima oportunidade para gerar fluxo de caixa”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.
“O consumidor está disposto a ir presencialmente às lojas, conforme resposta de 76,56% deles, sendo um momento para estreitar relacionamento com a clientela, mostrar variedade de produtos e, até mesmo, organizar kits que facilitem o domingo de Páscoa das famílias”, sugere a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.