Prefeitura e Aena discutem parceria e obras no entorno do Aeroporto Internacional de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, e a direção da Aena – administradora do terminal aeroportuário – discutiram a realização de obras no entorno do Aeroporto Internacional de Corumbá. O encontro realizado na quinta-feira, 29 de fevereiro, reuniu o secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, e o diretor do Aeroporto de CorumbáGessé Tavares de Almeida.

“O representante da Aena nos apresentou os projetos de melhorias que serão feitas no sítio aeroportuário, como expansão do saguão de entrada. Também nos solicitou algumas melhorias na infraestrutura do entorno do Aeroporto”, disse o secretário Ricardo Ametlla ao informar que também foi tratada a realização de uma parceria da empresa com o município de Corumbá.

De acordo com o titular da Infraestrutura e Serviços Públicos, uma nova reunião está prevista para as próximas semanas para detalhar as intervenções necessárias. “São obras que vão desde a continuidade do canal de drenagem ao lado do aeroporto, como aquela passagem na rodovia Ramão Gomez, que implicará na construção de um pequeno viaduto para liberar o fluxo da água que quando o volume de chuva é grande, a gente observa na interrupção da Ramon Gomez”, completou Ametlla.

A Aena assume a administração do terminal aeroportuário de Corumbá no dia 10 de novembro de 2023. De acordo com o planejamento da empresa, o Aeroporto Internacional de Corumbá receberá melhorias com finalidade de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros.

A Aena planeja uma ampliação de cerca de 50% no terminal de passageiros, passando dos atuais 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros. Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar um PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em uma das cabeceiras, além de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. O pátio de aeronaves também receberá melhorias, tanto para aviação geral como para aviões comerciais, que passarão a ter quatro posições de estacionamento. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Sobre a Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Agora, a concessionária começa a assumir a gestão de 11 novos aeródromos no país: Congonhas (SP), Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; e Marabá, Carajá, Santarém e Altamira, no Pará. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019.

Mais Artigos