Novo superintendente do Ministério da Saúde, Ronaldo Costa diz que prioridade é atenção básica em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em cerimônia de posse na Superintendência do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, o médico Ronaldo Costa disse que a prioridade no cargo será fortalecer a atenção básica, com mais médicos, leitos e ampliação no atendimento para a população sul-mato-grossense.

O superintendente disse ao Jornal Midiamax que é preciso ter um plano de estruturação da rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde) em MS, assim como de carreira aos profissionais de saúde.

“No nosso Estado a população aumentou e o número de leitos diminuiu no decorrer dos anos. Na atenção básica, muitos municípios  como Campo Grande não conseguiram atingir nem 50% da cobertura das unidades de saúde. A questão da carreira dos profissionais também é muito precária, temos que definir carreira pra definir fixação de profissional”, afirmou.

Nomeado em maio para o cargo, o médico afirma que também é necessário que tenha médicos atendendo em todas as unidades de saúde, o dia todo, além de hospitais regionais em outros municípios de MS e como a superintendência tem papel.

“O Estado tem que levar hospitais regionais fortes em Corumbá, Três Lagoas, Dourados, tem que assumir essa cooperação com o Município porque o Município não tem como levar profissionais especialistas, não tem poder econômico para isso, quem tem esse poder é o Estado e o Ministério da Saúde é parceiro em todos esses momentos. Ele está presente no financiamento da construção, compra de equipamentos, remuneração dos procedimentos. Queremos que efetivamente as pessoas sejam atendidas com dignidade, universalidade, integralidade e equidade. Atender mais quem precisa mais e menos quem precisa menos”, afirmou.

‘Saúde em todos os lugares’

Ronaldo disse à reportagem que convidado pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, a assumir a pasta e que missão será promover mais Saúde em todos os lugares e que buscará pelas soluções dos problemas regionais.

“Como a gente tem uma política toda traçada dentro do SUS para efetivar ações  de saúde que sejam resolutivas e evitem esses problemas, pra mim, o convite da ministra foi no sentido de ser o grande  ator dentro de Mato Grosso do Sul pra fazer recordar esse SUS público, estatal, efetivo, que garanta a vida das pessoas, que chegue a todos os lugares, na comunidade Guató, que chegue em Três Lagoas, Naviraí, na ação Caiowa”. Afirmou.

Nomeação ao cargo

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, nomeou o médico Ronaldo de Souza Costa como superintendente da pasta em Mato Grosso do Sul. A portaria de pessoal foi publicada na edição do dia 8 de maio do DOU (Diário Oficial da União).

Graduado pela Unirio (Universidade do Rio de Janeiro), ele atuou como médico do trabalho nos Correios, médico ambulatorial na Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS), clínico-geral no HRMS (Hospital Regional de MS) e atualmente atua no Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian).

Na semana anterior à nomeação, a UFMS cedeu Costa para o Ministério da Saúde. Assim, ele pode se afastar da função para assumir o cargo.

Créditos: Jornal Midiamax

Mais Artigos