Dia Mundial da Água: monitoramento das águas do Rio Paraguai

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Monitorar de forma permanente a qualidade das águas da bacia do Rio Paraguai. É esse o objetivo do projeto “Águas do Pantanal”, realizado pela SOS Pantanal, com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e apoio técnico da SOS Mata Atlântica. Além da realização deste monitoramento, o projeto prevê também a criação de uma rede de ciência cidadã local.

O “Águas do Pantanal” será lançado oficialmente no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, uma importante data para promover a conscientização do uso e a preservação deste recurso tão importante para a nossa sobrevivência. Nos últimos 25 anos, o Pantanal perdeu cerca de 29% da superfície de água. Além disso, o bioma está passando por um processo de assoreamento em importantes sub-bacias da Bacia do Alto Paraguai (BAP), o que causa insegurança hídrica e alimentar nas comunidades e impacta a economia local. E a falta de dados sobre a atual situação da BAP aumenta ainda mais os riscos à região.

De acordo com o biólogo e diretor de comunicação e engajamento do Instituto SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, esta é “uma grande lacuna” que o projeto pretende minimizar.

“O objetivo do ‘Águas do Pantanal’ é monitorar suas águas, formar uma rede de ciência cidadã para a realização da divulgação dos resultados e engajar a sociedade em torno das ferramentas de participação e planejamento, como os comitês de bacia. Quanto mais dados tivermos, mais assertivas serão as ações para preservar o Pantanal”, disse.

O projeto “Águas do Pantanal” está conectado à ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 14 Vida na Água.

Rede de Ciência Cidadã

Entre os objetivos do projeto está a criação de uma Rede de Ciência Cidadã, por meio da formação de comunitários, operadores de turismo, indígenas, ribeirinhos, professores e pecuaristas neste monitoramento contínuo. As coletas se darão mensalmente por meio do uso de kits de simples manuseio, material que será doado às comunidades pelo projeto.

Para a realização dessa primeira etapa do monitoramento, com previsão de término no mês de maio, serão percorridos mais de 1.200km, formando moradores de três comunidades locais. De junho a dezembro, o projeto acompanhará os moradores formados nestas primeiras medições, a fim de dar suporte técnico. A partir de 2024, o objetivo é que os próprios moradores se comprometam e realizem medições mensalmente.

“Com o empoderamento da sociedade local em torno das ferramentas de participação e planejamento e formação técnica, a comunidade terá mais mecanismos e dados científicos para cobrar por melhorias na qualidade de vida e na defesa do meio ambiente”, finalizou Figuerôa.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país, todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Sobre a SOS Pantanal

O Instituto SOS Pantanal é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2009, que promove a conservação e desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal através da gestão do conhecimento e a disseminação de informações do bioma para governos, formadores de opinião, grandes empreendimentos, fazendeiros e pequenos proprietários de terra da região, assim como a população em geral.

Mais Artigos