Abril Verde – CEREST realiza palestra sobre “Prevenção de acidentes com materiais biológicos”

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No mês alusivo a prevenção de acidentes de trabalho, o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST realizou uma palestra, no dia 23, com o tema “Prevenção de acidentes com materiais biológicos”, para profissionais da rede de saúde.

Durante o evento a psicóloga, Cristiane Liger de Jesus Oliveira, fez uma apresentação gráfica dos acidentes com material biológico; e a fisioterapeuta, Carla Renata Coelho Serejo, abordou as Lesões dor Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Tralaho (DORT).

A coordenadora do Centro, Nely Ramona falou da importância da data “o objetivo é de conscientizar os trabalhadores da rede, e reduzir os acidentes de trabalho com materiais biológicos. A segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um”.

A reunião cumpriu todos os protocolos de biossegurança. O CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador está localizado na R: Ladário, s/n, (Ao lado terminal Rodoviário), Centro

Tel.: 3907-5444

Abril Verde

O Abril Verde é uma campanha que tem como objetivo principal estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho de modo a alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho.

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

Mais Artigos