Hospital realiza mutirão de combate ao câncer de pele

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian realiza no próximo dia 19, um mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele com orientações, consultas e cirurgias.

O atendimento gratuito oferecido pelo Serviço de Dermatologia do Humap acontece por ordem de chegada, das 08h às 15h, no Ambulatório de Dermatologia, localizado no Ambulatório Geral do hospital. 

A equipe será formada por mais de 20 profissionais e para receber atendimento basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha foca na prevenção, no diagnóstico e no tratamento ao mesmo tempo da doença. O câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil e no mundo. O diagnóstico precoce é de extrema importância.

Sintomas

Os principais sintomas do câncer de pele são: lesão assimétrica, com bordas irregulares, de sangramento fácil e difícil cicatrização. 

As manchas podem ser ásperas ou brilharem como pérola, e sua coloração tende a ser escura ou de múltiplas cores. 

“Qualquer pessoa que tenha uma suspeita, uma percepção de manchas, pintas, caroços ou lesões que podem ser ou vir a ser um câncer de pele pode comparecer ao Humap para ser atendida neste dia”, explica o chefe do serviço de dermatologia do Humap-UFMS, Günter Hans Filho. 

Todas as pessoas serão consultadas e os pacientes com suspeita de câncer de pele passarão por biópsia. 

Caso sejam encontradas lesões pré-malignas, os pacientes farão criocirurgia. E se forem constatadas lesões decorrentes de câncer de pele, o paciente será submetido a cirurgia. 

Mais Artigos