São Paulo confirma 3º caso da variante ômicron no Brasil.

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Passageiro esteve na Etiópia e não apresentava sintomas. Governo Doria solicitou ao Comitê Científico novo estudo sobre a necessidade da proteção facial em locais abertos, que deixaria de ser obrigatória no Estado a partir do dia 11

Foi confirmado nesta quarta-feira o terceiro caso importado da variante ômicron do coronavirus no país. Um passageiro de 29 anos vindo Etiópia que desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos no último sábado realizou o teste no local e não apresentava sintomas. Segundo a Secretaria da Saúde, o paciente está em isolamento domiciliar desde sábado, sem sintomas, e é acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, onde mora.

A análise genética do resultado positivo para a covid-19 foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, do Governo de São Paulo. A confirmação da presença da nova variante ocorre um dia após o anúncio dos dois peimeiros casos do pais, todos em São Paulo: um homem de 41 anos e uma mulher de 37, vindos da África do Sul, que também estão em isolamento. O diagnóstico da ômicron no casal foi atestado de forma preliminar pelo Hospital Israelita Albert Einstein e depois confirmado pelo estudo genômico do Adolfo Lutz. Segundo a Secretaria da Saúde, os três pacientes estavam vacinados contra o coronavírus.

Na terça, o governador João Doria (PSDB) solicitou ao Comitê Científico do Estado uma nova avaliação sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes abertos, que seria fexibilizada no próximo dia 11 . “O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, declarou Doria. Na capital, a gestão Ricardo Nunes (MDB) ainda estuda se seguirá a medida estadual e prevê anunciar nos próximos dias qual será a diretriz para o uso da proteção facial,comprovadamente uma das mais importantes contra o contágio do vírus.

Mais Artigos