Com novo surto nas aldeias de Dourados, mais um indígena é levado pela Covid-19

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Um homem indígena, morador de aldeia da Reserva Federal de Dourados, é mais uma vítima da Covid-19. Segundo boletim da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), ele estava internado em hospital da cidade e precisou ser transferido para Ponta Porã, onde morreu na última quarta-feira (3).

Este é o segundo óbito de indígena registrado em Dourados nos últimos dias. De acordo com informações confirmadas por lideranças, as aldeias Bororó e Jaguapiru estão passando por um novo surto da doença, com registro de 79 novos casos. Recentemente duas escolas foram fechadas.

A situação está preocupando as autoridades locais, que estão intensificando os alertas nas comunidades para manter as medidas de biossegurança. Em áudio, o procurador do MPF (Ministério Público Federal) em Dourados, Marco Antônio Delfino de Almeida, comunicou às lideranças das aldeias que está pedindo uma intervenção da vigilância sanitária para evitar que novos casos sejam confirmados.

A reportagem do Midiamax entrou em contato com o procurador do MPF para tratar dos encaminhamentos que estão sendo tomados em relação à Reserva Federal, mas até o momento não houve nenhum retorno. O Dsei (Distrito Especial de Saúde Indígena) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) também foram procurados, mas ainda não se manifestaram.

Com o óbito confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde no boletim epidemiológico desta quinta-feira (4), Dourados já totaliza 1.101 mortes em decorrência de complicações da Covid-19. Desse total, 678 são de moradores e 423 são de pessoas de outras localidades e que estavam internadas em hospitais da cidade.

Mais Artigos

Rapaz é morto com tiro no peito

Corpo foi encontrado na rua, ao lado de um carro. Amigo da vítima, que trabalhava com ele em açougue, também teria sido morto por empresário. Suspeito fugiu e