Com quase 94% da população adulta vacinada com a primeira dose, o Ministério da Saúde reforça uma das prioridades da campanha de imunização: completar o ciclo vacinal dos brasileiros e garantir a proteção contra a Covid-19. Com esse objetivo, a pasta distribui mais de 2,6 milhões de doses que são destinadas para a segunda dose da população.
Os lotes da Pfizer serão entregues para todos os estados e Distrito Federal a partir desta quarta-feira (6) até a próxima sexta-feira (8). Os detalhes desta distribuição estão no 55º Informe Técnico, disponível aqui.
O Ministério da Saúde reforça constantemente a necessidade dos brasileiros completarem o ciclo vacinal com a segunda dose, no caso dos imunizantes de dose dupla, como a Pfizer, Coronavac e Astrazeneca. A falta da segunda dose prejudica o efeito esperado das vacinas na proteção contra o vírus e aumenta o risco de sintomas mais graves e óbitos pela doença.
A segunda dose deve ser tomada mesmo se houver atraso no intervalo recomendado pelos laboratórios. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, mais de 17 milhões de brasileiros estão nesta situação, ou seja, já deveriam ter se imunizado com a dose 2 e devem procurar um posto de vacinação o quanto antes.
Para que todos os brasileiros tenham a segunda dose garantida, é fundamental que estados e municípios sigam as recomendações da pasta, as orientações a cada distribuição de vacinas e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O cálculo de distribuição da segunda dose é feito considerando o quantitativo da população que já começou o ciclo vacinal, respeitando o prazo recomendado.
Até agora, a maior campanha de vacinação da história do país já distribuiu mais de 300 milhões de doses para todo Brasil. Mais de 147 milhões de brasileiros já tomaram a primeira dose, o que representa quase 94% dos 158 milhões de brasileiros adultos. Mais de 95 milhões já completaram o ciclo vacinal.