Com alterações, Taxa do Lixo vence dia 30 com 40% de desconto pagando à vista

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na Câmara Municipal de Corumbá, Taxa do Lixo vence no próximo dia 30 de novembro e o desconto para quem pagar à vista será de 40%. É o que prevê Projeto de Lei aprovado na manhã desta sexta-feira, 10, pela Câmara Municipal e a matéria segue para sanção do Poder Executivo.

Anteriormente, a taxa venceria nesta sexta, 10, com desconto de 30% para pagamento à vista, ou em três parcelas com desconto de 15% pagando em dia. As alterações foram tratadas pelos vereadores corumbaenses direto com o Poder Executivo, durante reunião no gabinete Marcelo Iunes.

Na oportunidade, os representantes do Poder Legislativo buscaram alternativas visando melhor atender a população, diante dos valores que estava programado para cobrança do contribuinte.

“Foi uma conquista dessa Casa de Leis que conseguiu avançar. Ninguém está satisfeito com a lei, como está sendo aplicada”, disse Elinho Junior, se referindo ao valor da taxa. Nelsinho se absteve de votar e disse que foi justamente por não concordar com o valor.

O presidente do Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, mais uma vez lembrou que a aprovação no final de 2022 foi um ônus para os vereadores, já que Corumbá corria riscos de não receber recursos federais, caso não se enquadrasse à da Lei Federal n° 14.026, de 15 de julho de 2020, conhecida como o “Novo Marco do Saneamento Básico”, que instituiu a cobrança obrigatória para todos os municípios brasileiros, embutida nas contas de água.

Também citou que houve avanço tendo em vista que além do desconto de 40% pagando à vista, houve um aumento das parcelas de três parra quatro, com aumento do desconto de 15 para 30% para pagamento em dia; vencimento no dia 30, e um ano de prazo para inscrição em Dívida Ativa do contribuinte que deixar de pagar a taxa.

O Projeto de Lei foi aprovado por nove votos a favor e uma abstenção. Participaram da sessão extraordinária os vereadores Bira, Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), Yussef Salla, Genilson José, Allex Dellas, Gaúcho da Pró Art, Daniel Brambilla, Elinho Junior, Nelsinho Dib e Alexandre Vasconcellos.

Mais Artigos