MS e outros estados vão receber larvicida biológico para controle da dengue

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Para combater os mosquitos que transmitem doenças, como a dengue, o Ministério da Saúde vai distribuir o Espinosade, larvicida biológico. De acordo com a Pasta, a distribuição, para Mato Grosso do Sul e outros estados, deve acontecer nos próximos meses.

Assim, o larvicida pode ser colocado em qualquer lugar que possa acumular água e virar um criadouro de larvas. De acordo com o Ministério, Espinosade é responsável principalmente por combater o Aedes aegypti e Aedes albopictus, que são vetores da dengue, chikungunya e Zika.

Com baixo impacto ambiental, o larvicida também é menos agressivo para os adultos. O que proporciona mais segurança para os profissionais que devem manusear os produtos.

Para isso, o Ministério preparou uma capacitação para os servidores e agentes de saúde. Em MS, o curso está previsto para acontecer na próxima quinta-feira (6), no período da tarde.

Espinosade

De acordo com o Ministério da Saúde, Espinosade é um biolarvicida de ingrediente ativo (Espinosina A + Espinosina D), que são metabólitos mais ativos produzidos pela fermentação biológica da bactéria Saccharopolyspora spinosa, um organismo de ocorrência natural no solo. Assim, o produto tem indicação para controle das larvas destes mosquitos.

Além disto, ele tem degradação rápida no ambiente, não é persistente, e reduz a vida dos mosquitos em menos de um dia. A Pasta destaca que o larvicida não contém risco de desenvolvimento de cânceres ou mesmo doenças neurológicas.

Mais Artigos

Virtual, Concurso de Andores de São João

Realizado por meio virtual, em razão da pandemia do Novo Coronavírus, o Concurso de Andores de São João – 2020 abre inscrições na segunda-feira, 22 de junho. A