Referente a notícia veiculada na imprensa, a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretária de Saúde esclarece que

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Santa Casa de Corumbá teve recentemente 10 leitos hospitalares, destinados a pacientes Covid-19, homologados novamente pelo Ministério da Saúde, conforme portaria publicada em 10 de março de 2021. (http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-567-de-29-de-marco-de-2021-311366408). Que somados aos outros, já existentes, totalizam 17 leitos de CTI exclusivo para pacientes Covid-19, homologados, ou seja, que são custeados/pagos pelo Ministério.

Os referidos leitos já eram custeados pelo Ministério, porém no segundo semestre de 2020, com a queda de casos de internações em todo o Brasil, o Ministério desabilitou milhares de leitos pelo país, e neste período os mesmos foram custeados com recursos próprios do município, e recentemente foram novamente habilitados. Resultado do empenho da administração municipal, que através da sua equipe técnica administrativa e do trabalho de gestor e relacionamento político do Prefeito Marcelo Iunes, busca contrapartida federal e estadual para as inúmeras frentes de trabalho.

Esclarecemos que, para a homologação de leitos é necessário que o Estado e Município cumpram algumas condicionantes, como estrutura física, equipamentos e profissionais  de saúde, assim como, a necessidade de se criar  mais leitos de UTI, sejam informações essenciais para a implantação, não só somente um pedido. O Ministério da Saúde possui um grupo de trabalho que analisa todas os critérios com o respectivo Estado, que o município pertence.

A Prefeitura tem trabalhado para proporcionar toda assistência aos corumbaenses, com a estrutura de novos leitos, equipamentos, treinamento de equipe, fluxo de assistência ao paciente, e todo esse trabalho proporciona a condição, como têm ocorrido, de recebermos pacientes de outros municípios e dar a assistência necessária à todos os sulmatogrossenses!!!

A administração segue com o propósito de trabalhar com segurança, responsabilidade e o único objetivo de sempre buscar o melhor em saúde para as famílias!! E se a situação do Estado ou cidade, for para aumentar o número de leitos, trabalharemos para isso, como é feito constantemente.

Ressalta-se que a informação divulgada é equivocada e não confere com verdade. O Município irá buscar mecanismos legais para que pessoas de má fé não divulguem falsas verdades, que possuem apenas o objetivo de causar dano a administração municipal.

Mais Artigos