Especialista na arte de benzer crianças, rezador morre em aldeia na fronteira de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A comunidade indígena de Mato Grosso do Sul perdeu mais uma importante liderança indígena. O rezador guarani kaiowá, Valério Vera Gonçalves, morreu neste domingo (21) em Amambai, onde estava em tratamento.

De acordo com informações da família do cacique, que residia na Aldeia Panambi – Lagoa Rica, em Douradina, ele tinha 73 anos, era hipertenso e também diabético.

Em postagens nas redes sociais, moradores da Reserva Indégena Federal lamentaram a morte de Valério, que era conhecedor das plantas medicinais e das práticas ancestrais da reza. Ele era rezador didático e há alguns anos ajudava na formação de professores. Além disso, também ensinava os mais novos a cantar.”

“Ele foi um mestre tradicional, um sábio, que contribuiu para a valorização dos saberes tradicionais na formação de gerações de professores indígenas. Valério era um nhanderu (rezador) autêntico e dominava a arte de benzer crianças e deixado um legado na educação indígena”, explica o pesquisador da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Neimar Machado de Souza.

Mais Artigos

Mais de 20 mil pessoas não compareceram para tomar a Segunda dose da Janssen Corumbá recebeu 26.400 mil doses de reforço da vacina Janssen, mas apenas 6.052 compareceram