Desrespeito a prevenção no período do Carnaval reflete em aumento de casos de Covid

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, alertou nesta quarta-feira (24) que o desrespeito as medidas de prevenção durante o período do Carnaval estão refletindo em um aumento do número de casos de Covid-19 no estado.

Com os 1.092 casos novos confirmados nesta quarta, a média móvel que no início do mês de fevereiro oscilava em 650 subiu para 835 por dia, nos últimos 7 dias. O total de infectados com o novo coronavírus desde o começo da pandemia em março, chegou a 178.250 casos totais.

Outro indicativo, conforme o secretário, é o aumento da taxa de contágio, que oscilou ao longo do mês de fevereiro entre 0,92 e 0,93 e agora subiu para 0,96.

Ele avaliou que isso indica já uma curva ascendente de casos novos no estado.

Resende comentou que nesta quarta foram confirmadas mais 5 mortes, o que fez a média móvel cair para 11,4 por dia, nos últimos 7 dias. O total de óbitos provocados pela doença totalizou 3.246.

O secretário diz que teme que com o aumento de casos ocorra também um incremento na quantidade de internações e de mortes.

Ele ressaltou que o número de internados tem crescido desde o dia 18 de fevereiro e que algumas cidades como Dourados, Naviraí e Ponta Porã já está apresentando taxas muito elevadas de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI), assim como ocorre no Hospital Regional, em Campo Grande, que é a referência no estado para o tratamento da doença.

O secretário anunciou ainda que ainda nesta quarta deve ocorrer a atualização das bandeiras do programa Prosseguir e antecipou que a situação de algumas cidades preocupa, o que deve exigir medidas mais restritivas dos gestores públicos.

Dados da Covid-19 nesta quarta-feira em MS:

  • Casos novos: 1.092
  • Total de casos: 178.250
  • Mortes confirmadas nesta quarta: 5
  • Total de óbitos provocados pela doença: 3.246
  • Total de recuperados: 166.605
  • Pacientes infectados que estão cumprindo isolamento: 7.890
  • Pessoas internadas: 509
  • Internados em leitos de UTI: 247
Mais Artigos

Polícia Civil prende suspeito em Juiz de Fora

Dois jovens residentes em Juiz de Fora foram presos por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (25) suspeitos de liderarem uma associação criminosa envolvida com o trafico