O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, alertou nesta quarta-feira (24) que o desrespeito as medidas de prevenção durante o período do Carnaval estão refletindo em um aumento do número de casos de Covid-19 no estado.
Com os 1.092 casos novos confirmados nesta quarta, a média móvel que no início do mês de fevereiro oscilava em 650 subiu para 835 por dia, nos últimos 7 dias. O total de infectados com o novo coronavírus desde o começo da pandemia em março, chegou a 178.250 casos totais.
Outro indicativo, conforme o secretário, é o aumento da taxa de contágio, que oscilou ao longo do mês de fevereiro entre 0,92 e 0,93 e agora subiu para 0,96.
Ele avaliou que isso indica já uma curva ascendente de casos novos no estado.
Resende comentou que nesta quarta foram confirmadas mais 5 mortes, o que fez a média móvel cair para 11,4 por dia, nos últimos 7 dias. O total de óbitos provocados pela doença totalizou 3.246.
O secretário diz que teme que com o aumento de casos ocorra também um incremento na quantidade de internações e de mortes.
Ele ressaltou que o número de internados tem crescido desde o dia 18 de fevereiro e que algumas cidades como Dourados, Naviraí e Ponta Porã já está apresentando taxas muito elevadas de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI), assim como ocorre no Hospital Regional, em Campo Grande, que é a referência no estado para o tratamento da doença.
O secretário anunciou ainda que ainda nesta quarta deve ocorrer a atualização das bandeiras do programa Prosseguir e antecipou que a situação de algumas cidades preocupa, o que deve exigir medidas mais restritivas dos gestores públicos.
Dados da Covid-19 nesta quarta-feira em MS:
- Casos novos: 1.092
- Total de casos: 178.250
- Mortes confirmadas nesta quarta: 5
- Total de óbitos provocados pela doença: 3.246
- Total de recuperados: 166.605
- Pacientes infectados que estão cumprindo isolamento: 7.890
- Pessoas internadas: 509
- Internados em leitos de UTI: 247