Procuradores de todo o País alertam para efeito criminal ao furar fila da vacina

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Procuradores de Justiça de todo o País emitiram nota pública alertando para as consequências cíveis, administrativas e criminais de furar a fila na vacinação contra o coronavírus. O documento foi assinado pelo CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União), durante encontro na quinta-feira (26).

Com casos de políticos passando à frente de grupos prioritários em todo o País, o conselho destacou que procedimentos de fiscalização estão sendo abertos em vários municípios. Com isso, o MP (Ministério Público) pretende fiscalizar de perto a utilização das doses, assim como toda a operacionalização para o cumprimento do Plano Nacional de Imunização, definido pelo Ministério da Saúde.

Em Mato Grosso do Sul, já teve início a primeira investigação oficial contra a conduta, após o prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, do PSDB, ser imunizado sob a justificativa de incentivar a população indígena. Também causou polêmica a imunização de gerente de saúde de Sonora, que aos 25 anos e sem comorbidade relatada, postou foto sendo imunizada entre os primeiros de seu municípios. Questionada, ela disse ser enfermeira por formação e que estava atuando em barreiras sanitárias e outras ações.

Com doses insuficientes até para os grupos prioritários, nesta primeira etapa de vacinação foram definidos como público-alvo: idosos em situação de acolhimento, indígenas aldeados e profissionais de saúde que estejam atuando na linha de frente contra a Covid. Confira na íntegra a nota de repúdio emitida pelo CNPG sobre quem mesmo não pertencendo a esses grupos e tem feito uso da vacina:

NOTA PÚBLICA
O CONSELHO NACIONAL DOS PROCURADORES-GERAIS DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DOS ESTADOS E DA UNIÃO – CNPG manifesta a sua veemente reprovação em face dos numerosos episódios de violação das ordens de prioridade para a aplicação das vacinas contra a COVID-19 estabelecidas pelas autoridades sanitárias, que têm sido noticiados pelos órgãos de comunicação durante os últimos dias. As condutas de quem burla a fila de prioridade para receber a vacina e de quem presta auxílio para que isso aconteça, além de serem moralmente reprováveis, têm graves repercussões criminais, civis e administrativas.
Por essa razão, os membros do Ministério Público estão fiscalizando de perto a elaboração e a execução dos planos de imunização em todo o País, para garantir que as vacinas sejam destinadas, com absoluta prioridade, aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia e aos idosos, portadores de comorbidades e outros grupos mais vulneráveis e suscetíveis ao agravamento da doença, promovendo as responsabilidades daqueles que tenham cometido os desvios. 
CONSELHO NACIONAL DOS PROCURADORES-GERAIS DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DOS ESTADOS E DA UNIÃO

Mais Artigos

MS registra 30 novos óbitos por Covid-19

Mato Grosso do Sul registrou nas últimas 24 horas 30 novos óbitos por Covid-19, chegando, ao todo, a 2.160 mortes pela doença. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta