Após alta, idosa fica em UPA por 5 dias e família diz não ter condições de cuidar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em Campo Grande, uma paciente com comorbidades está há cinco dias na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon mesmo após alta médica. A idosa de 69 anos recebeu alta na última segunda-feira (18), mas a família alega que precisa de auxílio para realizar o transporte e manter cuidados dela na própria.

De acordo com a filha dela, de 38 anos, a internação aconteceu em 17 de janeiro. A senhora, que possui diabetes, hipertensão, depressão, obesidade, bipolaridade e uma perna amputada, teve uma queda de glicose. Então, a paciente passou mal em casa e precisou de ajuda do SAMU, que levou ela até a UPA.

Em 24h a senhora recebeu alta, “mas como ela pesa 150 quilos não conseguimos fazer o transporte e a ambulância se negou a trazer ela”, explicou a filha. Ela se queixa que não houve assistência para o traslado da mãe até a casa, que fica cerca de três quilômetros de distância da UPA. A família destaca também que foi receitada medicação intravenosa.

Além disto, a filha lamenta não ter condições de levar a mãe para casa, devido à debilidade da senhora e quadro de obesidade. “Se no dia 18 eles tivessem me oferecido uma ambulância, eu já teria levado ela para casa. Já até solicitei aqui no postinho perto de casa, o tratamento domiciliar”. Assim, a responsável pela idosa reforça que em casa, precisaria de ajuda profissional para realizar os cuidados necessários.

Transporte de emergência

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o “transporte de pacientes com alta para a casa não é feito pela Secretaria de Saúde”. O mesmo acontece apenas em situação de emergências, sempre no sentido do local de ocorrência até alguma unidade de Saúde.

Com isso, a Secretaria também informou que a paciente está em alta hospitalar, pois de acordo com os médicos não há critérios suficientes para internação. “Para a ministração de antibióticos não é necessário que a paciente fique na unidade, esse procedimento pode ser realizado conforme indicação médica”.

Por fim, a Sesau ainda adiantou que já em domicílio com a família, a paciente deve procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para dar continuidade no tratamento. “A paciente deve ser encaminhada para uma unidade hospitalar para exames e atendimento complementar em razão de um princípio de pneumonia”.

Mais Artigos

Calote de político pode parar nos tribunais

Campanha de derrotado à prefeitura de Campo Grande terminou há mais de dois meses, mas o assunto não ficou bem resolvido. Dezenas de contratados que trabalharam para o