Número de pessoas que procuram as unidades de saúde para fazerem os testes de detecção da doença caiu e no feriado prolongado foram registradas aglomerações e festas em vários locais.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou nesta terça-feira (13) que está preocupado com a negação da população em relação a situação da pandemia de Covid-19.
Disse que isso se reflete na queda da procura pelos testes para a detecção do novo coronavírus. O Lacen, em Campo Grande, que tem capacidade para fazer até 1.800 testes por dia e hoje está com apenas 393 na fila para serem realizados.
Desde o início da pandemia já foram realizados no estado 289.506 testes.
O secretário comentou que essa negação foi perceptível também no feriado prolongado, onde houve aglomerações e festas em vários municípios, principalmente os turísticos. Ele acredita que se esse cuidado básico não foi tomado, as regras de higiene e o uso de máscara também foram ignorados.
Alertou que como o vírus continua a circular em todo o estado, quando mais aglomeração, maior a possibilidade de contágio.
Resende comentou que espera que essa situação não se reflita em um novo aumento de casos nos próximos 14, 20 dias, porque a doença está em um processo de desaceleração atualmente no estado.
Hoje foram confirmados mais 237 novos casos, o que fez com que a média móvel dos últimos 7 dias caísse para 361,4. A taxa de contágio permanece em 0,96% e o total de infectados chegou a 75.076.