Aplicação da vacina russa deve ocorrer no início de 2021 no Paraná

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Diretor-presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) afirmou nesta sexta-feira (4) que vacinação será feita a partir de doses importadas

A aplicação em massa da vacina russa pode acontecer já no ínico de 2021 no Paraná, a partir de doses importadas, afirmou o diretor-presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Jorge Callado, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (4). Já a produção em território nacional deve começar no segundo semestre do ano que vem.

De acordo com ele, o governo estadual reservou um orçamento de R$ 200 milhões para a aquisição de doses da Sputnik V, nome dado à vacina russa. Mas ainda não há uma previsão de quantas doses serão compradas.

“Parte da produção russa tem uma reserva para ser usada no Paraná. A Rússia está focada no mercado interno, mas essa parceria já nos coloca numa posição interessante referente à prioridade de receber essas doses russas”, afirmou Callado. 

No entanto, para que a previsão de aplicação dessas doses se concretize é preciso que os resultados da fase 3 de testes em humanos, para comprovar a eficácia e segurança da vacina contra a covid-19, sejam positivos. Ela é a última antes de uma possível aprovação para comercialização.

Resultados publicados na revista científica The Lancet publicados nesta sexta-feira (4) mostraram que a vacina russa produziu anticorpos e não gerou nenhum efeito colateral grave

em todos os 76 participantes dos testes iniciais.

Callado afirmou que o Tecpar teve acesso a esses resultados 18 dias atrás e já havia feito sua própria avaliação sobre os dados, mas não divulgou por conta do acordo de confidencialidade com o Instituto Gamaleia de Moscou.

A parceria também prevê a transferência de tecnologia para que o Brasil consiga produzir o imunizante com autonomia. “Já tivemos acesso às informações sobre os insumos necessários. Parte está no Brasil e parte deve ser importado”, explicou.

O protocolo para a autorização da fase 3 no Brasil deve ser submetido à Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) até o final de setembro.O plano é que 10 mil voluntários participem do teste.Eles serão profissionais dos hospitais universitários do governo do Paraná e pessoas do grupo de risco, como idosos, diabéticos e hipertensos.

Ainda não foi definida uma faixa etária para a escolha dos participantes, que receberão duas doses do imunizante – a segunda dose será aplicada 21 dias após a primeira. Os resultados poderão ser obtidos entre 45 e 60 dias após o início dos ensaios, segundo Callado.

Mais Artigos