Equipe Técnica da Secretaria de Saúde Visita Corumbá,¨Dengue¨

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Corumbá recebeu uma equipe técnica do Ministério da Saúde para tratar da situação da dengue na região, o objetivo principal era de conhecer as formas de enfrentamento da doença nas cidades vizinhas, Puerto Suárez e Puerto Quijarro e traçar ações simultâneas nos dois países.

Na ocasião foi apresentado o cenário epidemiológico do Brasil, do Mato Grosso do Sul, e de Corumbá e também o da Bolívia. O Biólogo, José Luiz Laura, Coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika da Bolívia, contou que há mais de 42 mil pessoas notificadas, e quase 8 mil confirmados, que se concentram principalmente em Santa Cruz.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “Corumbá possui algumas peculiaridades por estar na fronteira, diariamente há um alto fluxo de pessoas entre os dois Países, muitos bolivianos fazem o uso do nosso sistema de saúde, procuram atendimento na nossa rede”.

“Ano passado o Ministério da Saúde enviou 12 mil doses de vacina de raiva para a Bolívia, e nós disponibilizamos os profissionais para capacitar e vacinar, é muito importante essa ação conjunta para prevenir novos casos, protegendo assim a nossa população” complementa o Secretário.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes reforça a importância de ações conjuntas, “é muito importante e Bolívia estar presente para discutir as ações que interessam os dois países, trabalhando juntos vamos fortalecer a Vigilância na região de fronteira”.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado, em 27 de fevereiro, em Mato Grosso do Sul, 61 municípios estavam em alta incidência, totalizando mais de 20 mil pessoas notificadas. Em Corumbá até o dia 01 de março, 2.700 pessoas foram notificadas e 180 casos foram confirmados.

Mais Artigos