Prefeito abre campanha do Laço Branco pelo fim da violência contra as mulheres

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes participou das ações do ‘Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Laço Branco’. Celebrada anualmente em 06 de dezembro, a campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência e denunciá-los aos órgãos que integram a rede de proteção. A atividade contou com palestra do delegado de Polícia Civil, Guilherme Oliveira Pena.

“Nós, desde que assumimos a Prefeitura, criamos vários mecanismos para trabalhar o combate à violência contra a mulher. Criamos a Patrulha Maria da Penha, iniciativa pioneira e referência no Estado. Temos o CRAM. Hoje as mulheres têm a certeza, certeza do respaldo da administração pública ao buscarem seus direitos junto à nossa rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou o prefeito de Corumbá.

Marcelo Iunes destacou que Corumbá realiza um amplo trabalho com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que abrange questões relacionadas ao acolhimento à vítima; conscientização sobre a violência, além de atenção à situação psicossocial da vítima. “O combate à violência contra a mulher é prioridade em nossa administração”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Participando do ato, realizado no auditório do Paço Municipal, o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, afirmou que  as ações de combate e prevenção à violência contra a mulher “são de extrema importância, pois contribuem para a construção de uma sociedade onde as mulheres tenham seus direitos respeitados”.

O superintendente de Políticas Públicas, Hesley Sant’Ana, representou a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “Essa campanha fortalece nossas ações dentro de Corumbá, que hoje, é um município referência, dentro de Mato Grosso do Sul, no combate à violência contra a mulheres”.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Allex Dellas, disse que o evento desta quarta-feira mostra “ação do poder público em um assunto delicado, que precisa de atuação conjunta das esferas de governo” para combatê-la e conscientizar a sociedade.

Acompanharam o evento os secretários César Freitas Duarte (Segurança Pública e Defesa Social); Márcio Saldanha (adjunto de Gestão e Planejamento); o diretor-presidente da Funec, Marcelo Araújo, e o chefe de Gabinete, José Carlos Macena de Britto Júnior.

O Laço Branco

O Laço Branco é um movimento que começou no Canadá em 1991. O objetivo é conscientizar os homens sobre a violência de gênero contra as mulheres. A campanha é realizada anualmente em 06 de dezembro. 

O movimento surgiu a partir de um episódio triste. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica. A campanha é replicada em aproximadamente 60 países, de todos os continentes. 

Mais Artigos

Homem foi multado por crime ambiental

Um homem de 44 anos foi indiciado por crime ambiental após criar um quati ilegalmente em cativeiro, na casa dele, no bairro Vila Nova Esperança, em Dourados, região