Fila De Radioterapia Zera em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na noite desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Saúde encaminhou os últimos pacientes, que estavam na fila aguardando a avaliação em radioterapia.

A Assistente Social, e Gerente da Central de Regulação, Kely Paná explica “alguns pacientes aguardavam desde Julho/2019, tínhamos 28 pacientes em fila de espera. Hoje estamos acompanhando para o mutirão e zerando essa fila, os demais pacientes foram durante a semana. Todas as noites um servidor da Central acompanha o embarque e passa todas as informações necessárias, hoje irei com eles, pois há idosos e muitos sem o acompanhante, e para se sentirem seguros  vou acompanha-los nessa avaliação. Durante as sessões eles virão com acompanhantes e em Campo Grande temos uma equipe que os atende. Voltamos amanhã assim que todos forem avaliados.”

Chegando na capital os pacientes vão para uma pensão, onde recebem o café da manhã, e logo após são encaminhados de van para os respectivos hospitais, caso seja preciso o paciente e o acompanhante podem pernoitar no local, além de terem todas as refeições.

Antônia Auxliadora está indo para ficar com o pai, de 78 anos, que está em tratamento devido a um câncer na próstata, desde o dia 30 de janeiro, “meu pai precisa fazer 28 sessões de radioterapia, ele está hospedado na pensão desde o início, no momento minha sobrinha que está cuidando dele, mas como as aulas começam na segunda ela terá que voltar, então vamos trocar”.

“Eu já fiquei com ele na pensão, lá somos muito bem atendidos, desde a faxineira até a administração, diariamente uma van leva e traz ele do tratamento, a comida é muito boa, o feijão então… também sou cozinheira. Esse suporte que a Prefeitura nos dá é fundamental”, relata a acompanhante.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “a falta do apoio necessário para os pacientes que iam para tratamento foi identificada e sanada na nossa gestão, hoje os pacientes são melhores assistidos. Há uma equipe de seis servidores em Campo Grande que realizam toda a logística e apoio necessário. Tenho que ressaltar também, o trabalho que a Diretoria COSEMS-MS tem feito na articulação com  a Secretaria Estadual ,Dr. Geraldo Resende e Secretaria Municipal de Campo Grande, através da gestão do Dr. José Mauro, das demandas existentes, e a radioterapia era de extremamente urgência ”.

O Prefeito Marcelo Iunes, reforça “um dos nossos compromissos é a humanização do atendimento em todas as esferas do governo, mas principalmente na saúde, onde as pessoas estão mais vulneráveis, temos trabalhado constantemente para proporcionar melhores condições de atendimento a população, e vejo que temos avançado, em exemplo é a mudança radical do suporte oferecido para tratamento na capital”.

Somente em 2019, a Central de Regulação encaminhou 11.269 pacientes/acompanhantes  para tratamento em Campo Grande, e 73 pessoas foram para outros Estados.

Mais Artigos