Prefeitura Publica em Diário Oficial Notificação, Focos da Dengue em Residências

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Secretaria de Saúde de Corumbá está publicando em Diário Oficial as notificações a moradores que possuem em suas residências focos da dengue.

A pessoa notificada possui o prazo de 05 dias a contar da publicação do edital, para adotar medidas necessárias para a eliminação dos focos (larvas do mosquito) e para a manutenção de suas propriedades, mantendo limpa evitando o acúmulo de lixo, materiais inservíveis e acúmulo de matéria orgânica que possam propiciar criadouros.

O não cumprimento desta notificação implicará na lavratura do auto de infração, que, após análise de uma comissão, pode gerar uma advertência ou uma multa. O valor das multas varia de R$ 200 a R$ 5.000, conforme o grau de risco à saúde pública que for encontrado em cada local. Para determinar o valor em cada caso, são considerados vários fatores, como a quantidade de focos encontrados no imóvel, se há reincidência de notificações, etc.

O fiscal sanitário Wangley Bento de Campos, explica, “a multa é uma ferramenta para auxiliar, e se for necessário teremos que aplicar as penalidades nos casos em que o proprietário não apresentar melhora, no que tange as notificações anteriores. Estamos passando por uma situação crítica, uma casa com foco pode prejudicar muitas pessoas”.

O Secretário de Saúde Rogério Leite reforça, “estamos utilizando todas as ferramentas disponíveis para combater o mosquito, mutirões de limpeza, entrega de telas para caixa d’ água, inúmeras ações educativas, notificações, uso do fumacê. E no atendimento montamos uma central de hidratação, anexo ao Pronto Socorro, capacitamos a rede sobre protocolo de atendimento e tratamento da dengue. Mas reforçamos que mesmo diante de todas as medidas tomadas pela administração é imprescindível que a população colabore e faça a sua parte, pois somente juntos vamos eliminar os focos e combater a doença”.

Mais Artigos