Saúde Encerra o Mês de Conscientização Sobre a Saúde Mental Com Mobilização Dos Servidores

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Para encerrar o janeiro branco, mês nacional de conscientização a saúde mental, a Secretaria de Saúde de Corumbá mobilizou os servidores para abordar o tema.

Na manhã, do dia 30, a equipe do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – CEREST realizou uma roda de conversa com os servidores, falando sobre a importância do olhar atendo com as pessoas a nossa volta, e de também de cuidar da própria saúde mental, e que medidas adotadas no nosso dia a dia podem prevenir o adoecimento emocional.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ansiedade atinge 9,3% da população Brasileira.

Atendimento em Saúde Mental

A pessoa que está passando por problemas de saúde mental, como cises de ansiedade, depressão, alcoolismo, entre outros, deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, e poderá ser encaminhada para atendimento no Centro de Especialidades Médicas ou para os Centros de Atenção Psicossocial – Caps.

Os Caps realizam um atendimento especializado, de transtornos mentais graves e persistentes, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas.

Por meio de uma equipe multidisciplinar oferecem diversas atividades, tais como: grupos terapêuticos, oficinas diversas – pintura em tela, marcenaria, jardinagem, prendas culinárias, atividades esportivas, passeios em pontos especiais da cidade, atendimento individual, consultas médicas clínicas e psiquiátricas, terapia individual, visitas domiciliares, buscas ativa, reunião de família, reunião e capacitação de equipe.

Todas as ações são planejadas para trabalhar algum aspecto das necessidades ou potencialidades das pessoas.

CAPS II – José Fragelli

Atendimento a adultos para transtornos mentais graves e persistentes.

Tel.: 3907-5094

R: Tenente Melquiades de Jesus, 900, Centro

CAPS AD:

Atendimento para adultos especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

Tel.: 3907-5427

R: Cabral 1208, Centro

CAPS I

Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Tel.:3907-5473

R: Cuiabá,1291, Centro

Mais Artigos