Opera Corumbá inicia triagem para cirurgias de catarata

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Opera Corumbá, projeto da Prefeitura com o propósito de reduzir as filas para cirurgias eletivas no município, já encaminhou 373 solicitações de procedimentos para a Santa Casa. As cirurgias acontecem de acordo com a escala médica e já foram realizadas 146 intervenções. Todos os procedimentos encaminhados para a instituição hospitalar passaram por um processo de triagem.

“Havia demanda reprimida e as cirurgias eletivas não estavam sendo executadas. Muitas pessoas ainda não tinham entregue o processo para dar andamento na cirurgia. Como as execuções começaram, as pessoas estão procurando a Central de Regulação para dar entrada nesses processos”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão. “No início, a fila era de 823 pacientes. Hoje temos uma fila de 1475”, disse ao detalhar o andamento do projeto.

Ela antecipou ainda que o Município começou a triagem para execução das cirurgias para catarata. A secretária adjunta de Saúde salientou que o Opera Corumbá é realizado com recursos próprios da Prefeitura, mas o Governo do Estado e União também sinalizaram apoio financeiro para esse tipo de cirurgia. “O programa de redução de filas para cirurgias, com recurso estadual, está para começar. O Município fez a adesão, é só aguarda a data para iniciar”, complementou Mariluce.

A Prefeitura destinou R$ 1.724.401,12 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e um reais e doze centavos), em recursos próprios, para realização de 1.082 procedimentos nas áreas de cirurgia geral (hérnia, vesícula, cistos, entre outras), ginecológica e vascular (varizes).

Assinado pelo prefeito Marcelo Iunes em março deste ano, o Decreto n° 2.937 criou o Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas e estabeleceu que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação, o gerenciamento, a administração e fiscalização dos serviços especializados de cirurgia, procedimentos pré e pós-operatórios, a serem oferecidos aos pacientes. Ao todo, 64 tipos de cirurgias serão realizadas com os recursos da Prefeitura de Corumbá.

“É uma iniciativa inédita na região e esperamos diminuir muito essa fila de espera que existe hoje. Mesmo com o projeto em andamento, continuamos buscando o Governo do Estado e a União para que mais procedimentos possam ser realizados aqui”, destacou Marcelo Iunes.

Mais Artigos

rgências e emergências, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas frequentemente necessitam de transfusão sanguínea. Com a mensagem “Quando você doa sangue ajuda a

PM apreende 50 pacotes de cigarros na BR-158

A Polícia Militar apreendeu 50 pacotes de cigarros em Selvíria, cidade a 399 quilômetros de Campo Grande. Policiais do CPA-2/2BPM/ 2ªCIA/2ºPEL abordaram para fiscalização, um veículo GM Montana