Lote extra do abono salarial PIS/Pasep: quem tem direito? Como consultar o valor liberado?

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O governo federal vai liberar um lote extra do Abono Salarial Pis Passeo nesta quarta-feira (15), beneficiando 1.640.201 trabalhadores que tiveram seus dados enviados em atraso pelos empregadores.

Ao todo, serão liberados R$ 1,5 bilhão, com valores disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025.

  • ➡️ O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e a servidores públicos (Pasep) que atendem aos requisitos do programa.

Essa liberação é independente do calendário regular de pagamentos. O último grupo — trabalhadores nascidos em novembro e dezembro_recebeu o benefício em Agosto.

O lote extra foi possível graças à Resolução Codefat/MTE nº 1.013, de 2025, que concedeu prazo adicional para o envio de informações ao sistema do governo.

No geral, têm direito ao abono as pessoas que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.(veja os requisitos mais abaixo)

Para serem incluídos no lote extra, os empregadores precisaram corrigir e reenviar os dados ao eSocial até 20 de junho de 2025, dentro do prazo extraordinário.

O banco de recebimento, a data e os valores, inclusive de anos anteriores, estarão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br(veja como consultar abaixo)

Assim como em 2024, o calendário de pagamento de 2025 foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber conforme o mês de nascimento de cada beneficiário.

1. Como consultar? (passo a passo)

Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:

  1. Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
  2. Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
  3. Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

Vale lembrar que trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Mais Artigos

China aprova testes clínicos para nova vacina

A China aprovou a realização de testes clínicos para uma nova vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Sinopharm, informou neste sábado (10) a agência estatal chinesa Xinhua. A