O Brasil irá enviar mais um veículo de sondagem para o espaço em 29 de novembro. Com foco em verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade, o dispositivo será lançado pela FAB (Força Aérea Brasileira) através do CLBI (Centro de Lançamento da Barreira do Inferno) em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
Com o nome “Operação Potiguar”, a atividade reativa a capacidade do CLBI de atuar com lançamentos suborbitais, que poderá concorrer às demandas de mercado do segmento. Na primeira fase, o veículo a ser lançado será o VS30 V15, com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido.
Na segunda fase, com previsão de ocorrer no segundo semestre de 2025, o CLBI vai usar outro foguete de mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como PSM (Plataforma Suborbital de Microgravidade).
VS30 V15
O dispositivo é um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de um trilho. Foi projetado pelo IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) da FAB. Pesando mais de uma tonelada, e mais de 7 metros de comprimento, o foguete alcança a velocidade máxima de 6 mil km/h, com altitude máxima de 154,9 quilômetros.