A comercialização de sacolas plásticas poderá ser proibida em Corumbá, como forma de preservar o meio ambiente pantaneiro. É o que pretende o vereador Yussef Salla que, ontem, terça-feira, 21, apresentou uma Emenda Aditiva à Lei Municipal 2.674, de 20 de maio de 2019, de sua autoria, que proíbe a comercialização de canudos e copos plásticos.
Yussef explicou que a iniciativa visa minimizar riscos de poluição, já que as sacolas plásticas, produzidas a partir do polietileno, substância originada do petróleo, libera gás carbônico e polui o ambiente quando se decompõe, além de contribuir com o efeito estufa. Isso sem contar demoram cerca de 200 anos para se degradarem na natureza.
Diante disso, o vereador apresentou uma emenda, alterando o artigo 1º da Lei Municipal 2.674, que, se aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, passará a vigorar com a seguinte redação: Fica proibida a venda e a comercialização de canudos, copos plásticos e sacolas plásticas no Município de Corumbá.
REVISÃO DE VEÍCULO
Por outro lado, o vereador apresentou requerimento direcionado ao setor de frotas da Secretaria Municipal de Saúde, solicitando cópia da nota fiscal referente à revisão veicular periódica do microônibus Volare Attack 8, placa RWG3A81, que atende pacientes da hemodiálise. Disse que o veículo está com cerca de 20 mil quilômetros, está com para-brisas quebrado, além de outros problemas.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, Yussef reivindicou realização de serviços no sistema de iluminação pública, com a troca de lâmpadas queimadas na Rua Agostinho Mônaco entre as ruas Cyríaco de Toledo e Edu Rocha, no Guaicurus (postes AG 35, AG 36, AG 201 e 340), visando propiciar maior segurança aos moradores.