Inca estima que Brasil deve registrar 220 mil casos câncer de pele

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estima que o Brasil deve registrar cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele por ano, no triênio 2023 a 2025. 63% da população não faz o uso de nenhum tipo proteção solar segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A oncologista do Centro de Tratamento Oncológico Juliana Nicolau explica sobre a doença: O câncer de pele é de fato uma doença negligenciada pela população embora seja o tipo de câncer mais comum no mundo. E o motivo disso é a desinformação, é o fato de as pessoas não saberem que pode ser uma doença grave, que pode ter uma evolução desfavorável, podendo inclusive levar ao óbito. Existe ainda uma falsa crença de que fototipos mais elevados, que são pessoas com uma coloração de pele mais escura, são imunes contra a radiação solar, são imunes contra o aparecimento do câncer de pele.”

O câncer de pele é mais comum em pessoas adultas a partir dos 40 anos com pele, olhos de cabelos claros. O histórico familiar ou pessoal também aumenta o risco.

Para o diagnóstico precoce de câncer de pele basta prestar atenção se não há pintas pelo corpo. Também é preciso estar atento em manchas ou sinais que coçam, ardem, descamam ou sangram.

Mais Artigos