Projeto de sustentabilidade é debatido com vereadores na Câmara de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Foto: Ascom – Reunião aconteceu pela manhã na Câmara de Corumbá

A criação de um projeto piloto para adoção de práticas de sustentabilidade foi debatida dia 27/07/2023, quinta-feira, durante agenda na Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá com integrantes do Núcleo ESG (governança ambiental, social e corporativa) da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS).

O encontro ocorreu na sede do Legislativo corumbaense e a equipe da FIEMS foi recebida pelo presidente da Câmara, Ubiratan Canhete de Campos Filho; pelo vice-presidente Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), e pelos vereadores Elinho Junior e Allex Dellas.

Este foi o primeiro encontro visando o estabelecimento de uma parceria objetivando conscientizar e desenvolver ações ambientais, sociais e de governança corporativa, além de verificar a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

A reunião contou com as presenças de Claudia Borges, coordenadora do Núcleo ESG da FIEMS; do Analista de Sustentabilidade Pedro Henrique Franco, e do Assistente Executivo Gabriel Fedrizzi Marques.

Cláudia Borges destacou ser essencial pensar iniciativas de caráter sustentável, especialmente para instituições que atuam na região do Pantanal sul-mato-grossense. “Com novas práticas, a Câmara se insere em uma rede nacional e internacional que se mobiliza em torno dessa temática. Estamos trabalhando na construção de pontes com as indústrias e organizações ao mesmo tempo em que iniciativas governamentais são realizadas em torno disso”, explicou.

A proposta de parceria foi apresentada pelo vereador Elinho Junior e a ideia é fazer um trabalho consciente de mapeamento e adoção de práticas benéficas ao meio ambiente e à sociedade.

“Algumas ações nós já implantamos e nem temos conhecimento que estamos atendendo alguns dos 17 ODSs. Quando conversamos, percebemos que já praticamos alguns dos objetivos. Mas a ideia do piloto é a FIEMS mostrar como vamos conseguir implantar e ter uma gestão eficiente. A parceria vem para inovarmos e sermos um piloto para Mato Grosso do Sul e, quem dirá, um dia para o Brasil”, explicou.

O assunto foi destacado pelo presidente do Legislativo corumbaense, vereador Bira, citando ser extremamente importante o papel desempenhado pela FIEMS no sentido de orientar tais práticas e a necessidade de pensar a sustentabilidade para elaboração de planos de governo. “Acho que hoje está nascendo uma grande parceria que pode ser exemplo para Corumbá e outros municípios do Estado. Então, isso nos deixa muito satisfeitos, porque é o que de fato procuramos”, afirmou.

A equipe do Núcleo ESG da FIEMS está no município para fazer um mapeamento das ações de sustentabilidade nas indústrias e entidades da região.

Mais Artigos

Semana começa com geada e tempo seco em MS

A semana começa bastante gelada em Mato Grosso do Sul. Houve geada em vários municípios e também sensação térmica negativa. A meteorologia aponta baixa umidade relativa do ar