Marinha realiza inspeção frequente da sinalização náutica para garantir navegação segura

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Roberto Façanha, fez uso da palavra na sessão de ontem, segunda-feira, 26, e fez um relato sobre o trabalho que a Marinha do Brasil tem desenvolvido na região, inclusive em relação às ações de inspeção e manutenção da sinalização náutica, ao longo da calha do Rio Paraguai.

Na semana passada ele havia feito uma solicitação nesse sentido e recebeu a confirmação de que o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário, realizou uma nova ação nos meses de agosto e setembro, como forma de manter a sinalização segura.

Façanha destacou que sua preocupação maior é em relação ao trecho entre Corumbá e Ladário, no período de cheia, já que a água cobre as pedras e embarcações naufragadas, que aparecem na seca. Mas, foi tranquilizado pela instituição militar que está atenta, visando garantir uma navegação segura na região.

ATÉ A FOZ DO APA

A Marinha do Brasil realiza regularmente a inspeção e a manutenção da sinalização náutica visando garantir a segurança da navegação na região. O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) é uma organização militar diretamente subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário-MS, e atua sob a supervisão funcional da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Tem a missão de manter a operacionalidade dos auxílios à navegação, divulgar os Avisos-Rádio Náuticos locais, bem como adquirir dados para a atualização da cartografia náutica local.

Nos meses de agosto e setembro deste ano, a título de exemplo, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema” navegou aproximadamente 1.100 km, de Corumbá-MS à foz do Rio Apa, inspecionado e realizando manutenções em 286 sinais náuticos ao longo do Rio Paraguai.

O trabalho desempenhado é de suma importância para o incremento da navegação no Rio Paraguai, uma vez que a sinalização náutica tem a finalidade de auxiliar o navegante na decisão de rumo seguro, para que conduza a embarcação em águas seguras.

O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, antigo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6), tem buscado aprimorar suas atividades de forma contínua, tanto que está desenvolvendo a capacitação da produção cartográfica de forma autônoma, incorporando modernos sistemas e incrementando a qualidade técnica no atendimento das atividades de Levantamento Hidrográfico, manutenção e estabelecimentos de auxílios à navegação na área de jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval.

Para execução destas atividades, o CHN-6 é dotado de um Navio com lanchas hidrográficas orgânicas, que possuem ecobatímetros de grande precisão para medir a profundidade do rio. As medições são importantes para acompanhar as alterações morfológicas no leito e nas margens dos rios, e até fomentar a expansão do tráfego aquaviário.

Com um serviço hidrográfico confiável e de reconhecimento internacional, a Marinha do Brasil adota padrões internacionais e busca contribuir para a redução dos acidentes náuticos, para o incremento da salvaguarda da vida humana no mar e da propriedade, bem como a proteção do meio ambiente marinho.

Cabe ao navegante o conhecimento prévio da área a ser navegada, o qual deve utilizar os documentos náuticos atualizados, além de buscar informações meteorológicas, de regimes de águas, de como utilizar as ferramentas como os ábacos de redução, as publicações disponíveis, e se possível, até mesmo o registro mais atual da navegação de outra embarcação que esteve na mesma área. Os registros das atualizações dos documentos náuticos são de responsabilidade dos próprios navegantes. 

Por fim, a qualidade técnica dos produtos aliada ao conhecimento e ao aprimoramento constante do navegante faz despontar um binômio firme para a segurança da navegação. Interpretações desprovidas do conhecimento técnico necessário, desatentas ou imprudentes, suscita em ações temerárias do navegante, que podem gerar acidentes à navegação.

Mais Artigos

Fronteira Corumbá/Bolivia Reabre

Após mais de 30 dias bloqueada por manifestantes, a fronteira do Brasil com a Bolívia foi reaberta nesse sábado (26). Os manifestantes suspenderam a greve que pressionava o