A execução de um amplo projeto de requalificação das calçadas (passeio público) na área urbana de Corumbá, é o que deseja o vereador Nelsinho Dib que, esta semana, apresentou um requerimento direcionado à Prefeitura, no sentido de promover intervenções necessárias para melhoria da mobilidade nestes espaços.
O pedido foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário Ricardo Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos), pedindo a realização de estudos e análises técnicas e financeiras, para execução de um grande projeto nesse sentido, para dotar a cidade de acessibilidade necessária, beneficiando diretamente a população que transita pelas calçadas.
Nelsinho sugeriu inclusive a busca de apoio junto aos órgão federais, no sentido de aprovação de projetos e liberação de recursos para execução das obras necessárias, para melhorar a qualidade dos espaços reservados ao trânsito de pedestres.
Explicou que, caminhando pela cidade, “percebe-se a falta de uniformidade nas calçadas e de acessibilidade. As reclamações são inúmeras, inclusive de pessoas que visitam a nossa cidade, por conta das muitas falhas construtivas, imperfeiçoes, falta de acessibilidade, pisos inadequados e outros, existentes em muitas calçadas, isso apesar de haver um ordenamento e padronização constantes no Código de Obras do Município”, enfatizou.
NOVAS CONSTRUÇÕES
O vereador, na mesma sessão, também pediu ao prefeito e ao titular da pasta de Infraestrutura, bem como à diretora da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid, a realização de estudos e análises técnicas cabíveis, visando implementar na cidade, em todas as novas construções, instalações de lixeiras e o plantio de árvores nas calçadas da área urbana.
“A nossa solicitação visa tornar as calçadas, um ambiente mais agradável e com sombra para maior conforto de todos”, disse. Lembrou também que a arborização desses espaços “vai propiciar maior conforto térmico à população, bem como proteção e alimentação para os pássaros que habitam e embelezam nossa cidade, além de influir positivamente no aspecto visual de Corumbá”.