Uma das pioneiras no Brasil, Câmara de Corumbá comemora 150 anos hoje

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Câmara Municipal de Corumbá, uma das pioneiras no Legislativo do País, comemora nesta quarta-feira, 17 de agosto, 150 anos de instalação. A data será marcada com uma Sessão Solene à noite, no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães, com homenagens a personalidades e parceiros que fazem parte dessa longa história.

A Sessão Solene está marcada para às 18h30 e serão agraciados ex-presidentes do Legislativo corumbaense em vida; ex-vereadoras (como forma de incentivo às mulheres na política); ex-vereadores que detém ou detiveram mandato eletivo em outros cargos; dois funcionários efetivos mais antigos do Legislativo (um homem e uma mulher); dois funcionários aposentados mais antigos (também um homem e uma mulher); o vereador mais votado de toda a história da Câmara Municipal de Corumbá; o vereador da Legislatura mais antiga; além  de três instituições públicas parceiras da Câmara.

HISTÓRIA

O ato de criação da Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá foi assinado pelo então governador da província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, em 1872, após a guerra contra o Paraguai (1864 a 1870), que deixou a fronteira oeste sob domínio inimigo por três anos, até ser retomada pelas forças militares comandada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho.

Na instalação do Poder Legislativo corumbaense, uma junta especial elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente. Um ano depois, Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, assumiu o cargo temporariamente. Ele foi presidente também nos anos de 1874 e 1876 e, hoje, a Câmara de Corumbá leva o seu nome, a Casa do Barão de Vila Maria.

BARÃO DE VILA MARIA

O fazendeiro Joaquim José Gomes da Silva foi um dos primeiros coronéis a presidir a Câmara. Já era conhecido como Barão de Vila Maria, título dado pelo Império em 1862. Ele era um influente político filiado ao Partido Conservador que se envolveu na guerra contra o Paraguai.

Um dos pioneiros do Poder Legislativo instalado no Brasil já foi presidido por militares de várias patentes. Eles comandaram até os anos 20, período de acirrada disputa política com Cuiabá por interesses da burguesia instalada nesse sertão cosmopolita. Os maiores confrontos foram protagonizados por Generoso Ponce, senador, coronel e dono de jornais, e a aristocracia cuiabana por Murtinho e pelos Corrêa da Costa.

Em 1900, cinco vereadores assumiram interinamente o cargo. Após a 2ª guerra mundial, a Câmara Municipal teve 35 presidentes, entre os quais uma mulher, a professora Terezinha Baruki.

Dentre as grandes celebridades do mundo político que se tem registros, destaca-se o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodoro Roosevelt, cuja passagem por Corumbá, em 15 de dezembro de 1913, foi comemorada com uma sessão extraordinária da Câmara. Presente ao ato o sertanista Cândido Rondon.

15 MEMBROS

Hoje, a Câmara de Corumbá conta com 15 vereadores: Roberto Façanha, presidente; Manoel Rodrigues, primeiro vice; Yussef Salla, segundo vice; Elinho Junior, primeiro secretário; Samyr Qualhada, segundo secretário, além de Gaúcho da Pró-Art, Genilson José, Allex Dellas, Chicão Vianna, Daniel Brambilla, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Nelsinho Dib, Alexandre Vasconcellos, Luciano Costa e a representante feminina na Casa, vereadora Raquel Bryk.

Mais Artigos