Campus Pantanal do IFMS busca apoio para alunos participarem da Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, está buscando apoio junto à sociedade corumbaense para custear as despesas de alunos que foram selecionados para participar da Mostra Brasileira de Foguetes que acontece em outubro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Ontem, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, o professor Afonso Henriques Silva Leite, responsável pela equipe do IFMS – Campus Pantanal, utilizou a Tribuna do Poder Legislativo, quando detalhou todo o trabalho desenvolvido até o presente momento, e que a participação da Mostra Brasileira está condicionada a apoio financeiro necessário para custear as despesas dos alunos no Rio de Janeiro.

São nove alunos que integram as três equipes classificadas na etapa regional para participação da Mostra Brasileira de Foguetes, uma olimpíada do conhecimento de caráter experimental, na qual os estudantes têm a oportunidade de aplicar conceitos de Física, Matemática e Química para construir uma base de lançamento e um foguete.

Na fase regional, o Instituto Federal realizou um projeto de extensão que contou com as participações das escolas públicas de ensino médio de Corumbá e Ladário participaram. Isso permitiu que fossem classificadas três equipes do IFMS-Campus Corumbá e também da Escola Castro Brasil para a etapa Nacional.

O professor Afonso explicou que a direção local do IFMS está buscando soluções para que o transporte seja disponibilizado integralmente pela instituição, mas, ainda não há recursos suficientes para custeio das diárias.

Afirmou que como o evento precisa ser realizado em um hotel fazenda na cidade de Barra do Piraí, por razões práticas, os organizadores solicitam que os nove participantes arquem com os custos de transporte e diárias.

“Estas diárias estão orçadas em R$ 1.200,00 para cada aluno, totalizando R$ 10.800,00, correspondentes à quatro dias de evento. As despesas com a viagem está sendo viabilizada pela direção do Campus Pantanal, mas temos que buscar apoio financeiro para as despesas correspondentes às diárias”, explicou.

O presidente da Câmara Roberto Façanha, já sinalizou positivamente e pediu aos demais vereadores que apoiem a instituição de ensino. Além disso, sugeriu a realização de promoções para angariar fundos e, ao mesmo tempo, conclamou a classe empresarial local, para fazer parte dessa corrente, como forma de viabilizar o recurso necessário para que Corumbá esteja representada na Mostra Brasileira de Foguetes.

Vale lembrar que, em 2017, o Campus Pantanal do IFMS foi medalha de ouro na Mostra Brasileira. “Na época, só conseguimos classificar uma única equipe e conquistamos o primeiro lugar. É uma oportunidade muito valiosa pra esses jovens. Lá, em 2017, eles tiveram palestras com o presidente da Associação Brasileira de Astronomia, com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de um contato mais direto com estudantes de todo o Brasil, com uma engenharia aérea espacial, que é uma área em franca expansão”, afirmou, ressaltando que vale a pena investir no crescimentos dos jovens, para que eles possam seguir uma carreira promissora.

CONTATO

Os interessados em apoiar a participação dos alunos na Mostra Brasil de Foguetes poderão obter maiores informações ou esclarecimentos pelo telefone, 3234-9101 ou pelo e-mail gabin.cb@ifms.edu.br, com a servidora Waldirene Silva, Chefe de Gabinete da Direção-Geral do Campus Corumbá.

Mais Artigos

Relacionamento maduro

Entenda como um relacionamento maduro se desenvolve Todos desejam um amor maduro e duradouro ou pelo menos por um bom período que possa viver boas histórias e experiências