Vereador propõe criação do Banco do Cidadão para beneficiar pequenos empreendedores

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A criação do Programa Municipal de Microcrédito – Banco do Cidadão, é o que está propondo o vereador Manoel Rodrigues que, esta semana, apresentou um Projeto de Lei na Câmara neste sentido, voltado para os pequenos empreendedores, como forma de promover o desenvolvimento econômico e social mais harmônico, e formar programas de parceria e cooperação para captação e destinação de recursos.

A proposta, conforme o vereador, visa incentivar os pequenos empreendimentos, disponibilizando a concessão de microcrédito produtivo e orientando de forma ágil, acessível e adequada aos empreendedores, auxiliando-os na sustentabilidade, manutenção e criação de postos de trabalho e geração de renda.

“É uma forma de fomentar o acesso a linhas de crédito, pela adoção de medidas mais amplas e democráticas em condições facilitadas, aumentando as oportunidades de trabalho e renda por meio da criação, ampliação, modernização ou reativação de pequenos negócios, formais e informais, individuais e coletivos em Corumbá”, explicou.

Manoel acredita que o Programa Municipal de Microcrédito Banco Cidadão vai elevar a qualidade de vida da população corumbaense por meio da criação de fontes de renda seguras e consistentes, que proporcionem sustentação às famílias de empreendedores, em particular as de baixa renda.

Será ainda uma forma de combater o desemprego e fomentar o empreendedorismo, além de promover a capacitação e a qualificação de novos e atuais empreendedores e gestores de micros e pequenos negócios, de forma a aprimorar suas aptidões e assegurar acesso à inovação tecnológica que lhes garanta maior eficiência produtiva e competitividade no mercado.

Tem ainda como objetivo, oferecer orientação para o aperfeiçoamento da comercialização dos produtos e serviços ofertados pelos empreendedores participantes do programa; incentivar a participação de pequenos negócios, formais e informais, em feiras e exposições e demais espaços municipais que contribuam para o desenvolvimento de suas atividades.

Será também importante para promover a educação financeira visando maior nível de conhecimento dos produtos financeiros, buscando informações mais claras e objetivas com automático aumento da transparência, a fim de prevenir o endividamento e a educação empreendedora, e viabilizar parcerias com instituições de crédito, de ensino e de capacitação empresarial.

O Projeto de Lei prevê que a operação e cessão do crédito ocorrerão por meio de uma instituição de microcrédito habilitada e credenciada, com o limite de valores, prazo e juros estabelecidos pelo Poder Executivo Municipal.

O programa ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que será responsável por realizar o atendimento aos empreendedores, acompanhamento e orientação educativa sobre o planejamento do negócio, assim como recebimento de documentação, enquanto a instituição habilitada será a responsável pela avaliação dos riscos da operação, análise socioeconômica, considerados a necessidade de crédito, o endividamento, a capacidade de pagamento de cada tomador e posteriores cobranças.

Para habilitação ao programa, o beneficiado deverá atender disposições legais como apresentar prova de que não está em débito com a Fazenda Municipal, e, se pessoa jurídica, apresentar prova de que não está em débito com o Sistema de Seguridade Social (INSS e FGTS), conforme estabelece o § 3º do art. 195 da Constituição Federal.

O programa vai permitir a disponibilização de recursos de forma mais rápida e com juros subsidiados aos profissionais autônomos, lojistas, comerciantes, prestadores de serviços, micro e pequenas empresas, empreendedores informais, MEIs, entre outros.

“Mesmo quem não tem empresa aberta poderá ser beneficiado pelo programa, e a proposta é que os juros sejam os menores do mercado, oportunizando um acesso ao crédito”, explicou Manoel, lembrando que no Estado, o tema ganhou relevância com a Lei nº 6.657/2021, do Município de Campo Grande, que tratou do assunto, acompanhado por vários outros municípios da Federação.

Mais Artigos

Mulher é encontrada carbonizada em canavial

Uma mulher de 41 anos foi encontrada carbonizada na tarde de segunda-feira (19), em meio ao canavial de uma usina sucroalcooleira, em Nova Alvorada do Sul. Funcionários da