Durante sessão, vereadores oficializam pedido de criação da DEPAC em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Após pedido feito na semana passada durante encontro com integrantes da cúpula da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, o vereador Alexandre Vasconcellos oficializou ontem, segunda-feira, 30, a necessidade da criação da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) em Corumbá, para ampliar os serviços de segurança pública na região pantaneira.

Para tanto, o vereador apresentou um requerimento em conjunto com o presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha, solicitando envio de expediente ao governador Reinaldo Azambuja, reiterando a necessidade da criação dessa delegacia para reforçar as ações de combate à criminalidade.

O pedido foi endereçado também ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, a quem foi feito o pedido pessoalmente na semana passada, durante encontro na Câmara de Corumbá, bem como ao diretor de Polícia do Interior, Lupérsio Degerone.

Os dois vereadores ressaltam que a DEPAC funciona em sistema de plantão 24 horas/dia, trabalhando de forma ininterrupta e emergencial. No Estado, ela está implantada somente em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande, com atendimento a crimes de flagrantes com delegados plantonistas.

“O trabalho acontece de forma ininterrupta e em regime de emergência. Considerando a grande demanda de crimes aos finais de semanas e períodos noturnos, Corumbá faz jus em ser contemplada com a criação da DEPAC, impactando diretamente, de maneira positiva, na qualidade de vida da população que ganhará mais agilidade no combate ao crime”, salientou Alexandre.

DELEGACIA NA REGIÃO SUL

Às mesmas autoridades, Vasconcellos também oficializou pedido pela instalação de uma Delegacia de Polícia Civil na parte alta da cidade, para atender bairros localizados em uma região que tem crescido muito nos últimos anos.

O vereador disse que a delegacia na região sul é de extrema importância para o combate à criminalidade, e que reduziria consideravelmente o alto índice de atendimento prestado pela Delegacia existente no centro da cidade.

“A criação de uma delegacia na parte alta da cidade será importante para redução dos índices de violência e um melhor atendimento à população, inclusive facilitando o acesso dos moradores e reduzindo a sobrecarga dos servidores da unidade central”, enfatizou.

RESIDENCIAL NO ERNESTO SASSIDA

Por outro lado, Alexandre Vasconcellos está solicitando informações por parte da diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), Maria do Carmo Avesani Lopez, referentes as casas populares construídas pelo Governo do Estado no Bairro Padre Ernesto Sassida.

O pedido foi feito por meio de requerimento e o vereador busca saber o número de imóveis retomados pelo Estado até o momento, devido a irregularidades; quantos estão em processo de retomada, e qual será a destinação dessas moradias construídas para atender famílias de baixa renda.

HOMENAGEM

Ao mesmo tempo, a Câmara aprovou um requerimento apresentado por Alexandre, em que homenageia com uma Moção de Congratulação e Aplausos, o diretor-presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Gustavo de Arruda Castelo, parabenizando-o pelo excelente trabalho realizado na organização da 16ª edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP), trazendo cultura, lazer e fomentando a economia local.

Mais Artigos