Vereador cobra providências sobre barragem em construção cortando o leito seco do Taquari

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma barragem que está sendo construída na Colônia do Bracinho, cortando o leito seco do Rio Taquari, está causando preocupações na Câmara Municipal de Corumbá, e isso levou o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), a cobrar providências das autoridades, já que isso poderá representar mais um desastre ambiental na região.

A obra do aterro foi denunciada por meio de vídeo feito por um pantaneiro e, durante sessão da Câmara, o vereador questionou o serviço e está buscando informações junto aos secretários de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck.

“Pelas imagens, vemos claramente que o aterro que vem sendo levantado, invadindo o leito do Rio Taquari, no Pantanal da Nhecolândia, e isso nos deixa bastante preocupado. Hoje está seco, mas quem garante que o Taquari não voltará a encher? Com certeza, esse aterro vai acabar represando a água, o que representa um novo desastre ambiental na região, já tão sofrida”, disse.

Por isso mesmo Bira está buscando saber junto ao Estado se o aterro faz parte das obras que o Governo do Estado está executando no Pantanal; se há licença ambiental para o serviço; e qual as providências serão tomadas.

“Pelo que consta, esta obra não faz parte das obras estruturantes que o Governo vem realizando. Por isso mesmo estamos pedindo informações ante o possível flagrante de crime ambiental, uma vez que o aterro  está sendo construído sobre o leito do Rio Taquari, podendo, num futuro próximo, ocasionar uma tragédia ambiental e prejuízos incalculáveis aos proprietários rurais daquela região pantaneira”, completou.

INFRAESTRUTURA

Por outro lado, o vereador está buscando junto ao secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a execução de obras de recuperação do pavimento da Alameda Cidade Branca, localizada entre as ruas Silva Jardim e Afonso Pena, no Bairro Universitário, que está em condições precárias de tráfego, necessitando de intervenção rápida do Poder Público.

Ao titular da mesma pasta, pediu serviço de reassentamento de lajotas sextavadas na Rua Sete de Setembro, na altura da Rua Campo Grande, no Bairro Popular Velha, que se encontram desalinhadas, causando dificuldades de tráfego.

Mais Artigos