Em Sessão Solene, Câmara homenageia pessoas que lutam pelo fim da violência contra a mulher

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Sessão Solene realizada na noite de ontem, sexta-feira, 13, marcou a programação da Campanha Agosto Lilás em Corumbá. O ato foi uma iniciativa da Câmara Municipal e aconteceu no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães, dirigida pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Façanha.

O Agosto Lilás é uma referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil. Em Corumbá, a Lei que instituiu a Campanha do Agosto Lilás junto com o programa Maria da Penha Vai à Escola, de número 2.583, foi sancionada pelo então prefeito Ruiter Cunha em 17 de agosto de 2017.

Foi uma proposta do vereador Manoel Rodrigues com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência doméstica e familiar praticada contra a mulher, bem como divulgar a Lei Maria da Penha.

Na oportunidade, os vereadores homenagearam parceiros e parceiras que, prontamente, realizam atendimentos e serviços voltados para o bem-estar das mulheres corumbaenses, ladarenses, sul-mato-grossenses, bem como das cidades bolivianas localizadas na região de fronteira.

O evento, que seguiu todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas saúde mundial, em virtude da pandemia da Covid-19,  contou com as presenças do prefeito Marcelo Iunes; do Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Vara de Violência Doméstica e Familiar, Marcelo Cassavara da Silva; da deputada federal Bia Cavassa; do deputado estadual Evander Vendramini; da subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, e da secretária de Assistência Social e Cidadania, primeira dama Amanda Balanciere Iunes, que fizeram parte da mesa ao lado de Façanha.

Presentes ainda os vereadores Allex Dellas, Alexandre Vasconcellos, Genilson José, Manoel Rodrigues, Nelsinho Dib, Samyr Qualhada e Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira).

HOMENAGENS

Antes mesmo da entrega de Moções de Congratulação às pessoas que fazem parte da Rede de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher, o prefeito Marcelo Iunes recebeu das mãos da subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, o Selo Social ‘Prefeitura Amiga da Mulher’, pelo terceiro ano consecutivo.

Na Sessão Solene as homenagens com Moções de Congratulações foram outorgadas ao prefeito Marcelo Iunes; ao Juiz Marcelo Cassavara da Silva; ao deputado Estadual Evander Vendramini, à delegada da Delegacia da Mulher, Tatiana Zyngrier e Silva; a deputada federal Bia Cavassa; à subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca; à secretária de Assistência Social, Amanda Balanciere Iunes.

Foram homenageadas também Regina Maria Panovitch Mesquita Duran; Wania Alecrim de Lima, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres; Zenaide Valeria Leite Olarte, coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência),além de toda a sua equipe, Elaine Cristine Gonçalves, Jorciane Fátima Gonçalves Leite, Brunna Nascimento, Adriana de Pinho Garcia, Emerson da Silva Salustiano, Adeline Aparecida Lopes Teixeira, Karina Leite de Souza e a assessora jurídica Anne Andrea Fonseca.

A Câmara homenageou ainda integrantes da Guarda Municipal que atuam na Patrulha Maria da Penha: Andréia Aparecida Castilho Henrich, André Luiz Ortiz Carneiro, Dircilene Amorim, Elizabeth Helena Estevan, Wagner de Souza Paredes, Eder Martins Alvarenga, Juarez Lopes da Silva, Edmar Sebastião Arruda, Leandro Pereira Rojas e André Luiz de Souza Francelino.

Homenageadas também as vereadoras Raquel Bryk (Corumbá), Rosirley Araújo e Rosa Trindade Rodrigues Gouveia Santos, ambas de Ladário, bem como o vice-prefeito de Corumbá, Dirceu Miguéis Pinto.

DA BOLÍVIA

Também em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos nas cidades bolivianas que fazem fronteira com Corumbá, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, a Câmara prestou uma homenagem à  Maria de Lourdes Mendez Duran, presidente do Conselho Municipal de Puerto Suárez; Rosario Hurtado de Galhard, presidente da Comissão Institucional de Puerto Quijarro; Dolores Roxana Gonzalez, conselheira de Puerto Suarez, e Tatiana Gutierrez Rioja, conselheira presidente de Gestão Institucional e Administrativa de Puerto Quijarro.

No encerramento, a Câmara prestou um minuto de silêncio em homenagem póstuma à professora Terezinha Baruki, ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal no final da década de 80 e início dos anos 90, que faleceu esta semana; às mulheres vítimas de violência (feminicídio) em todo o Brasil, e às famílias que perderam entes queridos durante a pandemia da Covid-19.



Mais Artigos

Morreu na madrugada desta sexta-feira (23), de infarto, em um hospital particular de Campo Grande, a ex-primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Maria Aparecida Pedrossian, de 88 anos.

Pavimentação da MS-270 vai custar R$ 45,3 milhões

A empresa Construtora Artec venceu licitação da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) para executar obras de pavimentação asfáltica da rodovia MS-270, em Ponta