Vereador reivindica criação de um Banco de Leite para atender demanda da região

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Nelsinho Dib está reivindicando junto às autoridades estaduais e municipais, a criação de um Banco de Leite Humano em Corumbá, como forma de apoiar, proteger e promover o aleitamento materno e executar a coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite maduro, para de distribuir a crianças que que necessitam desse alimento para sobreviver.

O pedido foi direcionado ao governador Reinaldo Azambuja, com cópias ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende; à deputada federal Rose Modesto; aos deputados estaduais Márcio Fernandes e Evander Vendramini Duran; ao prefeito Marcelo Iunes, e ao secretário municipal de Saúde Rogério dos Santos Leite.

Às autoridades, o vereador solicita que “sejam tomadas todas as providências, cabíveis, visando implantar e oferecer todas as condições e suportes, necessários ao real funcionamento em Corumbá, de um Banco de Leite Humano, para atender não só as necessidades dos corumbaenses, mas também dos ladarenses e dos irmãos bolivianos”.

Justificou o pedido lembrando a distância de Corumbá à Capital (420 km), que é cidade polo no atendimento a uma população de aproximadamente 150 mil pessoas, “com o agravante de que um percentual bastante significativo. mais de 60%, se enquadra na condição de dependentes sociais, com cadastro em Programas de Apoiamento Social, seja Federal, Estadual ou Municipal”.

Continuou afirmando que “é bastante expressivo o número de famílias sem recursos financeiros necessários para aquisição de leite em pó e similares, farmácias e supermercados, postos à venda no mercado local (Farmácias e Supermercados), importantes para o desenvolvimento de crianças em risco nutricional. A existência de um Banco de Leite Humano supriria essa necessidade de forma significativa e especial”.

HEMONÚCLEO

Às mesmas autoridades, Nelsinho Dib solicitou providências necessárias para a reativação do Hemonúcleo local, com a disponibilização de serviços de coleta, armazenamento e distribuição de sangue e derivados em Corumbá. O vereador pede ainda informações em relação às dificuldades existentes para colocar a estrutura local em funcionamento, e destaca o número significativo, em torno de 4,5 mil pessoas, dentro dos efetivos das Forças Armadas, bem como de policiais militares, bombeiros e da Guarda Municipal, como possíveis doadores voluntários, para evitar desabastecimento na região.

SERVIÇOS PÚBLICOS

À Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador reivindicou implantação de lajotamento, com instalação de meio fio e sarjeta nas ruas Frei Mariano, acima da rua João Afonso, no Bairro Popular Velha, e na Firmo de Matos, acima da rua José de Barros Maciel, no Bairro Guatós, para eliminar problemas de poeira, durante a seca, e lama, em períodos chuvosos, além, é claro, de melhorar as condições de tráfego.

Solicitou ainda serviços de limpeza e coleta de resíduos e lixo na esquina da Rua José de Barros Maciel com a Alameda Seis, no Bairro Guatós; limpeza com roçada e capinação na Rua Marechal Deodoro, imediações da quadra de esportes ao lado do Detran, em atendimento a pedidos de moradores.

ESPORTE E LAZER

Pediu ao prefeito Marcelo Iunes e ao diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Heliney de Miranda Junior, a revitalização da quadra de esportes existente no Bairro Guarani, ao lado do Detran, como forma de transformar o espaço em área de esportes e lazer para atender os moradores da região.

TRÂNSITO

Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, Nelsinho solicitou serviços de sinalização viária, horizontal e vertical, para melhor informar à população das mudanças no trânsito no Bairro Popular Velha: ruas Gonçalves Dias, entre as Ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, e Quinze de Novembro, entre as Ruas Gonçalves Dias e Duque de Caxias.

HOMENAGEM

Por outro lado, Nelsinho Dib teve aprovado um requerimento em que presta homenagem, com outorga de Moções de Congratulações ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) e ao Conselho Consultivo do IPHAN, que são representados Mato Grosso do Sul pela superintendente Maria Clara Scardini, e ao prefeito Marcelo Aguilar Iunes, pelo reconhecimento, por unanimidade, do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro das Celebrações, “festividade que congrega o culto a São João Batista e ao Orixá Xangô, de extrema importância religiosa e cultural para a população corumbaense e ladarense, reunindo nosso povo com fé e alegria”, destacou.

Mais Artigos

Motociclista que bateu em poste

Ainda está em estado grave,homem que bateu em um poste com a moto na sexta-feira (07), em Campo Grande. O acidente aconteceu logo após uma curva, na avenida