Desenvolvimento / 24 de maio de 2021
Em mais uma etapa de desenvolvimento do programa ‘Cidade Empreendedora’, o prefeito Marcelo Iunes apresentou as potencialidades econômicas de Corumbá aos consultores do Sebrae/MS. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24 de maio, na sede do Paço Municipal. O secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) participou da agenda.
O ‘Cidade Empreendedora’ é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS. A iniciativa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.
Aos consultores o prefeito destacou o andamento do programa em Corumbá. “Vejo que o Cidade Empreendedora está agradando muito, principalmente num momento difícil como este”, disse Iunes. Ainda de acordo com o chefe do Executivo Municipal, a estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa “alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda”. O ‘Cidade Empreendedora’ está em execução desde abril em Corumbá.
Marcelo Iunes apontou que Corumbá tem perspectivas positivas para o desenvolvimento da economia local. “Duas situações nos dão esse indicativo. Estamos trabalhando para viabilizar o gás natural da Bolívia a preço de custo, com ramal. Fomos contemplados com uma usina termoelétrica e só falta a conclusão da questão do gás”, disse o prefeito aos consultores do Sebrae/MS. “Outra situação favorável é o funcionamento da malha ferroviária, que estamos articulando. Com ela, ganharemos mercado interno e externo. Temos esses caminhos positivos para a nossa economia”, afirmou o prefeito.
Iunes enfatizou que esses empreendimentos têm forte potencial para geração de emprego na cidade. E isso vai ao encontro à politica de atuação de sua gestão. “Temos em Corumbá uma lei que permite a concessão de estímulos fiscais e incentivos econômicos para empreendimentos que proporcionem maciça criação de empregos diretos na cidade”, pontuou.
O prefeito também ressaltou a importância do comércio e do turismo para o Município. “Temos o turismo um grande setor indutor da economia, assim como o nosso comércio. Nosso objetivo é que se desenvolvam e nessa parceria com o Sebrae quer garantir esse apoio e incentivo para auxiliar nesse fomento”, frisou o chefe do Executivo. “O comércio é um grande gerador de emprego e renda na cidade e precisa cada vez mais do nosso apoio e incentivo”, disse.
“Temos projetos audaciosos em Brasília, como o Distrito Turístico na Orla Portuária de Corumbá e um parque aquático no Marina Gattas”, informou Iunes destacando que a força, a estrutura e organização do Turismo de Pesca na cidade servem de apoio para o fomento de outros segmentos do turismo como o contemplativo e o de esportes.
A reunião contou com participações do gerente regional do Sebrae para Corumbá, Matheus Oliveira, e dos analistas do Sebrae/MS Luciene Mattos; Vitor Faria e Cássio Rodrigues.
Cidade Empreendedora
Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”.
São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.