Vereador trabalha para atender assentamentos com energia solar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A implantação de placas fotovoltaicas nos assentamentos, atendendo escolas, postos de saúde e associações de pequenos produtores rurais, é o que está pretendendo o vereador Manoel Rodrigues que está buscando recursos por meio de emenda parlamentar, para levar energia solar ao campo.

Pensando dessa forma, Manoel Rodrigues, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, solicitou envio de expediente à deputada federal Rosiane Modesto de Oliveira, solicitando emenda parlamentar para que o Município possa implantar sistemas de energia solar em locais estratégicos, beneficiando tanto crianças, como também adultos.

“Além de sustentável, a energia solar se mostrou a mais barata do mundo. Com a implantação das placas solares nos assentamentos rurais, nas escolas, postos de saúde, nas associações, as famílias de pequenos produtores rurais terão energia suficiente para alimentar os poços artesianos, e o município obterá benefícios nas escolas e postos de saúde, principalmente no que se refere a economia na conta de luz, com redução de até 95%”, explicou o vereador.

REVITALIZAÇÃO

Durante sessão ordinária do Poder Legislativo, Manoel solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira,  realização de estudos técnicos para revitalização da escadaria existente na Avenida General Rondon, entre a Rua Antônio Maria e a Ladeira Cunha e Cruz.

Explicou que a obra é necessária para que as pessoas se sintam seguras em voltar a utilizar a escadaria, bem como mudar o visual do local que, além de histórico, serve de acesso do centro para o Porto Geral. Segundo Manoel, a revitalização inclui limpeza, restauração do piso de concreto, pintura, corrimões e instalação de luminárias de led.

PAVIMENTAÇÃO

O vereador solicitou ainda à mesma pasta, obras de drenagem e pavimentação das ruas Pará e Maranhão, entre a Cyríaco de Toledo e Anel viário, no Bairro Jardim dos Estados, para eliminar pontos de alagamentos, e melhorar as condições de tráfego na região.

Solicitou também drenagem e lajotamento da Alameda Silva, localizada na Rua Monte Castelo, entre Firmo de Matos e Major Gama, para melhorar as condições de tráfego, eliminando problemas da lama, durante as chuvas, bem como buracos e poeira em períodos de seca.

Ao mesmo tempo, pediu ao titular da pasta de Infraestrutura, estudos técnicos visando eliminar um morro existente na Rua Pará, entre a Cyríaco de Toledo e Edu Rocha, para melhorar a visibilidade por parte dos condutores de veículos e pedestres que transitam no local, com riscos inclusive de acidentes.

MAIS SERVIÇOS

Já em atendimento a pedidos de moradores e pessoas que transitam pelo centro da cidade, o vereador solicitou a recuperação do meio-fio e do pavimento em lajotas da Rua Cuiabá, entre às ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro; a recuperação do pavimento do cruzamento das ruas Dom Pedro II e Marechal Floriano, no Bairro Popular Nova, para eliminar um buraco que se abriu no local, e que está causando transtornos; fechamento também de um buraco no cruzamento das ruas Marechal Floriano e Rio Grande do Sul, Bairro Jardim dos Estados.

TRÂNSITO

Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, Manoel requereu realização de estudos técnicos para implantação de faixa elevada de pedestre na Rua Colombo, entre as ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, em frente ao Hemonúcleo de Corumbá, para garantir a segurança dos pedestres que transitam pelo local, facilitando inclusive para cadeirantes.

Além disso, requereu à Agência, serviços de pintura de todos os redutores de velocidade localizados na área urbana de Corumbá. Citou que a pintura está quase apagada, dificultando visualização por parte dos condutores, que acabam passando por estes locais em velocidade acima do ideal. “Isso deve ocorrer de forma rápida para reduzir o número de acidentes com motociclistas e demais veículos que transitam pelas vias da cidade”, explicou.

VIATURAS

Já ao deputado estadual Evander José Vendramini Duran, Manoel Rodrigues solicitou a aquisição de viaturas para a Polícia Militar de Corumbá, como forma de fazer frente ao aumento dos índices de criminalidade. “As viaturas são necessárias para que os policiais possam combater atos ilícitos que ocorrem em nossa cidade, bem como para atender a demanda local”, explicou.

Mais Artigos